Antes de comentar sobre as atribuições do enfermeiro na rede básica é necessário observar que a Enfermagem, como qualquer outra profissão ne nível superior, adquiriu suas bases científicas a partirdo início deste século e busca livrar-se do estereótipo de profissão inferior, como descreve Otávio Vargens: 
"A enfermagem passou de uma função exercida por leigas e religiosas sem qualquerformação específica para uma profissão com formação de terceiro grau, integrada à universidade, com diversas pós-graduações, ou seja, acompanhando o curso da cientificidade e do academicismo das demaisprofissões. Desenvolveu-se a pesquisa em enfermagem. Criaram-se as muitas especialidades na medida em que a tecnologia foi exigindo" (VARGENS, 1989, p.154). 
Para o público leigo o enfermeiro é aqueleque apenas aplica injeções, dá banho no leito do hospital, realiza curativos etc., tarefas assumida pela equipe de enfermagem como um todo, auxiliares, técnicos e enfermeiros; este último assumefunções de maior responsabilidade, tanto dentro de um hospital, como junto às Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou ainda em empresas, na Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, entre outras.  Opresente texto abordará somente as atribuições que o enfermeiro assume dentro de uma UBS do município de Campinas-SP. 
O Enfermeiro de uma UBS da cidade de Campinas tem sua prática instituída pelaSecretaria Municipal de Saúde, no entanto ainda é uma prática heterogênea entre as Unidades e até mesmo dentro de um mesmo ambiente de trabalho. De forma geral ele é generalista,  atuando nas diferentesfases do ciclo vital. O enfermeiro da Saúde Coletiva desenvolve sua prática em diversas áreas, como assistência de enfermagem individual, ações educativas, coordenação de cargos técnicos da VigilânciaEpidemiológica, além das  ações relativas ao gerenciamento da equipe de enfermagem e participação com a equipe de saúde no planejamento, coordenação e avaliação das ações de saúde. Para isso é... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 05). Atribuiçoes do enfermeiro no psf. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Atribui%C3%A7oes-Do-Enfermeiro-No-Psf/25251.html

MLA

"Atribuiçoes do enfermeiro no psf" TrabalhosFeitos.com. 05 2011. 2011. 05 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Atribui%C3%A7oes-Do-Enfermeiro-No-Psf/25251.html>.

MLA 7

"Atribuiçoes do enfermeiro no psf." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2011. Web. 05 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Atribui%C3%A7oes-Do-Enfermeiro-No-Psf/25251.html>.

CHICAGO

"Atribuiçoes do enfermeiro no psf." TrabalhosFeitos.com. 05, 2011. Acessado 05, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Atribui%C3%A7oes-Do-Enfermeiro-No-Psf/25251.html.