Atribuições do supervisor escolar

O conceito da palavra supervisão, segundo o sentido etimológico, vem das palavras super (sobre) e visão (ação de ver). Indica a atitude de ver com mais clareza uma ação qualquer. Sendo assim,Supervisão Escolar é a visão global, sobre todo o processo educativo, para que a escola possa alcançar os objetivos da educação e os objetivos específicos da própria escola.
Segundo Ferreira (1999):supervisor é aquele que: “assegura a manutenção de estrutura ou regime de atividades na realização de uma programação/projeto. É uma influência consciente sobre determinado contexto, com a finalidade deordenar, manter e desenvolver uma programação planejada e projetada coletivamente”.
Para compreender melhor o papel do supervisor e o que ele faz na escola, foi entrevistada uma supervisora daPrefeitura do Município de Guarulhos. Primeiramente, será colocado aqui atribuições do Supervisor Escolar, de acordo com o que é exigido pela Prefeitura de Guarulhos. Em seguida, as atribuiçõesrelatadas pela Supervisora Escolar, durante a entrevista.




Atribuições do Supervisor de Ensino, segundo a prefeitura de Guarulhos:

1. Atuar como co-participante na integração da Rede Municipal deEnsino, em seus aspectos administrativos e pedagógicos;
2. Cumprir as normas legais e as determinações dos órgãos superiores;
3. Assistir tecnicamente as escolas sob sua responsabilidade, através devisitas regulares, reuniões e atendimento na SME.
4. Supervisionar as escolas sob sua responsabilidade, orientando e acompanhando o desenvolvimento das ações pedagógicas e administrativas;
5. Atuarcomo co-participante na implementação da política educacional e na elaboração do Plano Gestor da SME;
6. Atuar como co-participante na elaboração da Proposta Pedagógica, do Regimento Escolar e doPlano de Gestão Escolar;
7. Assessorar, acompanhar, orientar, avaliar e controlar os processos educacionais e administrativos;
8. Responsabilizar-se por informar ao órgão central as condições de...
tracking img