Atpsjunho

2316 palavras 10 páginas
ETAPA 1 – GESTÃO DO CONHECIMENTO

Conceito inicial de gestão do conhecimento: Utilizando a Gestão do Conhecimento a empresa diminui os gastos em produtos e começa a investir em capital intelectual, o que tem um melhor custo-benefício, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores. Os colaboradores quando são ouvidos podem dividir suas opiniões, sentem-se valorizados e trabalham com motivação. Dessa forma, o trabalho flui com maior eficiência, qualidade e dedicação.

Conceito de Gestão do Conhecimento segundo Nonaka e Takeushi:

O foco é a criação do conhecimento individual é traduzido em conhecimento organizacional por meio do fluxo do conhecimento tácito para explícito. Essa tradução ocorre por meio de quatro modos de conversão do conhecimento:

Socialização (tácito para tácito)
Externalização (tácito para explícito)
Combinação (explícito para explícito)
Internalização (explícito para tácito)

Conceito de Gestão do Conhecimento segundo Wiig: Gestão do Conhecimento é fazer a organização agir de forma mais inteligente pela facilitação de criação, acumulação, desenvolvimento e uso de conhecimento de qualidade.

Comparação do conceito dos dois autores: Para Nonaka e Takeuchi conhecimento é a habilidade individual de cada indivíduo (conhecimento tácito) que se transformará em um ferramenta para a organização. A prioridade é que o indivíduo obtenha o conhecimento que ele levará para onde for. Para Wiig, o conhecimento deve ser concentrado na organização para que a produção seja facilitada e o desenvolvimento obtenha mais qualidade.

Exemplo de Gestão do Conhecimento: é a criatividade para ousar e inovar, buscando relações inovadoras com alegria, determinação e paixão, tendo como objetivo o aperfeiçoamento contínuo, com intuição, sensibilidade e conhecimento.

Natura cosméticos – Cultivar as contradições entre líderes e liderados de forma harmonizada.

a) Como favorecer a criação do conhecimento novo na

Relacionados