Atpsfotografia

272 palavras 2 páginas
SÍGNOS

Signos são objetos que passam alguma informação para o receptor, porém, não é o objeto propriamente dito, são na verdade o significado que esse objeto exerce ao receptor. Por exemplo: Quando mandamos um coração para nosso (a) namorado (a). É apenas um coração de papel que nem ao menos tem o formato de um coração de verdade, mas, simboliza o amor entre os dois. O Signo é dividido em três categorias: Ícone, Índice e Símbolo.
Ícone: É um signo que guarda uma relação de semelhança com a coisa que representa, são mais fáceis de serem reconhecidos. Por exemplo: Uma estátua de um cavaleiro é facilmente identificada basta já ter visto a imagem de um cavaleiro em algum lugar.
Índice: É um signo que tem uma relação com algo que já aconteceu ou vai acontecer. Por exemplo: Nuvens negras no céu mostram que possivelmente vai chover, ou marcas de pneus de carro no asfalto, podem significar que houve um acidente.
Símbolo: Os símbolos são os signos mais difíceis de serem reconhecidos, pois, não mantem nenhuma ou pouca ligação com a coisa representada. A relação é cultural e arbitrária. Podem ser considerados símbolos as mascotes de grandes empresas, logotipos, ou até mesmo as bandeiras dos países. Para especificar, imagine a bandeira do Brasil, será que todos no mundo sabem que o verde é das matas, o azul das águas e o amarelo do ouro ? Não, essa relação é puramente cultural, aprendemos isso nas escolas.

FACULDADE ANHANGUERA
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
ESTUDO LINGUÍSTICO DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS
PROFESSORA: DANIELA RISSON

SIGNOS – Ícone, Índice e Símbolo

JEFFERSON RAMOS – RA: 3708631159

São José – SC
11 de Outubro

Relacionados

  • ATPSfotografia
    262 palavras | 2 páginas