ATPSde Psicologia Formatar

1062 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação à Distância – CEAD

INTRODUÇÃO

Neste trabalho temos como objetivo retratar um pouco da realidade social vivenciada em nossa realidade, voltando o olhar para a atuação do profissional de Assistência Social. Esta ATPS será realizada através de uma análise critica do filme Tropa de Elite o qual trata especificamente de problemas sociais que se fazem presentes na realidade da sociedade brasileira, e que de certa forma tem influenciado na vida social e psíquica dos indivíduos. Por meio desta análise almejamos identificar os problemas e possíveis soluções para que o profissional de Assistência Social possa intervir na realidade social e assim atuar com auxilio nas políticas públicas adequadas a fim de garantir uma vida mais digna aos que necessitem.

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS ENCONTRADAS NO FILME “TROPA DE ELITE”

A palavra Cultura pode ser compreendida como um conceito de varias acepções. A cultura pode ser visto como um complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade.
Já na sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes. Cada região possui sua própria cultura, e o que é belo numa sociedade poderá ser feio em outro contexto cultural.
Apesar das evoluções vivenciadas nos dias atuais, a cultura tem a capacidade de permanecer quase intacta, e são passadas aos descendentes como uma memória coletiva, lembrando que a cultura é um elemento social, impossível de se desenvolver individualmente.
No decorrer do filme “Tropa de Elite”, podemos identificar diversas manifestações culturais como:
A corrupção, é próprio da cultura brasileira dar “um jeitinho” para tudo.
A lei do silencio também pode ser considerada cultura, pois já é ensinado desde cedo que os moradores da comunidade não denunciem ninguém,

Relacionados