Atps1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
POLO: TERESINA (7239)
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: GESTÃO DO CONHECIMENTO

TRABALHO ACADÊMICO

CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
PROFESSOR EAD: WALKER SOARES NASCIMENTO
TUTORA PRESENCIAL: ELIANA LINHARES BEZERRAPARTICIPANTES:
CELENE MARQUES COELHO/RA: 350779
SILVIO CEZAR DOS SANTOS SOUSA/ RA: 356673
JOSÉ ALVES FERREIRA FILHO/RA: 382352
ALEX MORAIS LOPES/RA: 351409
MARCOS ANTONIO RIBEIRO DE SOUSA/RA: 352622RAIMUNDA DA SILVA ARAUJO/RA: 384493


TERESINA, JUNHO DE 2012.
GESTÃO DO CONHECIMENTO: CONCEITOS E CARACTERISTICAS.

Nas condições atuais do mundo, onde constantes mudanças e paradoxos atingem as organizações, é cada vez mais importante o tema da gestão do conhecimento, pois, passamos de uma Sociedade Industrial parauma Sociedade do Conhecimento e os paradoxos, que antes eram evitados, agora precisam ser aceitos e cultivados, afinal, segundo: (TAKEUCHI, NONAKA, 2008, P.19), as contradições, as inconsistências, os dilemas, as dualidades, as polaridades, as dicotomias e as oposições não são alheias ao conhecimento, pois o conhecimento é formado por dois componentes aparentemente opostos, chamados deconhecimento tácito e conhecimento explícito.
O conhecimento tácito não é facilmente visível e explicável. Ele é altamente pessoal e difícil de formalizar, tornando-se de difícil comunicação e compartilhamento. Esse conhecimento está enraizado nas ações e na experiência corporal do individuo, assim como nos ideais, valores e emoções que ele incorpora. Esse conhecimento possui ainda duas dimensões: umatécnica e outra cognitiva. A dimensão técnica engloba as habilidades informais, é o chamado know-how, as intuições e palpites e as inspirações derivadas da experiência corporal, enquanto a dimensão cognitiva consiste nas crenças, ideais, valores, emoções e modelos mentais em nós inseridos de tal forma que consideramos naturais.
Já o conhecimento explícito pode ser expresso em palavras, números, ousons, e compartilhado em forma de dados. Esse conhecimento pode ser facilmente transmitido aos indivíduos, formal e sistematicamente.
O conhecimento é tanto tácito quanto explícito, portanto é paradoxal e as empresas, para terem sucesso, precisam abraçar as mudanças e uma variedade de “opostos” ao mesmo tempo. E ainda precisam favorecer a criação e a disseminação do conhecimento no ambienteorganizacional.
A criação do conhecimento nas organizações e a conversão desse conhecimento do indivíduo para outros colegas, ou mesmo para a organização é conhecido na literatura como modelo SECI (ou espiral SECI ou processo SECI). A sigla SECI, corresponde aos quatro modos de conversão do conhecimento, que são: Socialização (de tácito para tácito), Externalização (de tácito para explícito), Combinação(de explicito para explicito) e Internalizarão (de explicito para tácito).
Na Socialização, o conhecimento é passado de individuo para indivíduo, criando e compartilhando conhecimento tácito através de experiência direta.
Na Externalização o conhecimento é passado do indivíduo para o grupo articulando conhecimento tácito através do dialogo e da reflexão.
NaCombinação o conhecimento se dá do grupo para a organização e envolve sistematizar e aplicar o conhecimento explícito e a informação.
Na Internalização o conhecimento passa da organização para o indivíduo e envolve aprender e adquirir novo conhecimento tácito na prática. (TAKEUCHI, NONAKA, 2008, P.23)
Desse modo a produção de novos conhecimentos depende da maneira como a organização...
tracking img