Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina Empreendedorismo– Aula 01
Prof. Especialista Fábio Fonseca

1 - Introdução
Intensificou na década de 1990 2000 a 2010 – marco na consolidação do empreendedorismo No Brasil surgiu com a preocupação de criar pequenas empresas duradouras e a necessidade da diminuição das altas taxas de mortalidade desses empreendimentos. Nos últimos anos as grandes empresas para manter-se nomercado, reduziram seus custos e demitiram funcionários. Estes ex-funcionários começaram a criar novos negócios, utilizando dos recursos das demissões e de suas poucas economias que tinham. Com a alta tributação brasileira, muitos permaneceram na informalidade.

2

1 - Introdução
Todos estes fatores somados com a iniciativa dos brasileiros buscar a independência por meio do seu próprio negócio e arelevância da micro e pequenas empresas para o país colocaram o tema Empreendedorismo na pauta de Políticas Públicas do Governo brasileiro. 1999 – Programa Brasil Empreendedor – Governo Federal – Ações de capacitação de mais de 1 milhão de empreendedores em Plano de Negócios 2006 – Lei Geral da Micro e Pequena Empresa – Governo Federal 2008 – Alterou a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa ecriou o Programa Empreendedor Individual O Programa Empreendedor Individual tem como objetivo a formalização de empreendedores que até então mantinham seus negócios na informalidade. 2011 – O Programa atingiu 2 milhões de empreendedores individuais formalizados em todo o país. 2000 a 2008 – 4,1 milhões para 5,7 milhões de micro e pequenas empresas. Fonte: Sebrae

3

1 - Introdução
Dados dorelatório da Agenda Estratégica das Micro e Pequenas Empresas 2011 – 2020 98% das empresas existentes no país; 21% do PIB ; 52% do total de empregos com a carteira assinada; 29,4% das compras governamentais; 10,3 milhões de empreendedores informais; 4,1 milhões de estabelecimentos rurais familiares; 85% do total de estabelecimentos rurais.

4

1 - Introdução
Dados do relatório da AgendaEstratégica das Micro e Pequenas Empresas 2011 – 2020(Sebrae) 98% das empresas existentes no país; 21% do PIB ; 52% do total de empregos com a carteira assinada; 29,4% das compras governamentais; 10,3 milhões de empreendedores informais; 4,1 milhões de estabelecimentos rurais familiares; 85% do total de estabelecimentos rurais.

5

1 - Introdução
O que é empreendedorismo? O que é ser empreendedor?Por que se fala tanto a respeito do assunto atualmente? O empreendedor nasce pronto, ou seja, só os predestinados pode sem empreendedores Qualquer pessoa pode tornar – se um empreendedor?

6

O processo empreendedor A revolução do empreendedorismo
Empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonadas pelo que fazem, não se contentam em ser mais um namultidão, querem ser reconhecidas e admiradas, referenciadas e imitadas, querem deixar sua marca. Atualmente acredita-se que o empreendedorismo irá cada vez mais , mudar a forma de se fazer negócios no mundo, pois seu papel foi sempre fundamental na sociedade.

Por que o ensino do empreendedorismo está se intensificando agora? O que é diferente do passado? A necessidade formalizar conhecimentoscontribui para isso?

7

O processo empreendedor A revolução do empreendedorismo
Empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonadas pelo que fazem, não se contentam em ser mais um na multidão, querem ser reconhecidas e admiradas, referenciadas e imitadas, querem deixar sua marca. Atualmente acredita-se que o empreendedorismo irá cada vez mais , mudar a forma de sefazer negócios no mundo, pois seu papel foi sempre fundamental na sociedade.

Por que o ensino do empreendedorismo está se intensificando agora? O que é diferente do passado? A necessidade formalizar conhecimentos contribui para isso?

8

O processo empreendedor A revolução do empreendedorismo
Desafios do do século XXI para o empreendedorismo: • Desenvolver habilidades de liderança e...
tracking img