Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]




ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ANÁLISE DE INVESTIMENTO
PROF. MARCELO ARAÚJO



Joyce Marceli Rezende RA: 1158379788
Juliana Francisca Brunello RA:
Lilian Fernanda Pazeli RA:









Valinhos, Abril/2013

Passo 1 – Resumo: Conceitos e formas deinvestimentos. A importância do investimento para as organizações

Investimento nada mais é do que utilizar recursos disponíveis, em tempo presente para alcançar aquilo que deseja no futuro. Existem vários tipos de investimentos:
• Investimento publico: é o recursos disponível pelo governo ou entidade publica a fim de gerar bem estar social.
• Investimento Privado: é um recursoutilizado por pessoas Jurídicas ou Físicas para no futuro ter um retorno monetário.
• Investimentos Mistos: é um recurso disponibilizado tanto pelo governo quanto pela pessoa Jurídica, que tem como objetivo gerar bem estar social e retorno monetário.
Os países só crescem quando possuem um fluxo continuo de investimento, é fundamental criar novas unidades de investimentos e melhorar as jáexistentes e isso só e possível via investimentos.
Para as organizações conseguir expandir seu mercado consumidor, com isso gera mais retorno para o investidor, mesmo que as empresas não queiram se expandir tem que existir um investimento para que consiga obter o retorno. Com isso as empresas mantém um fluxo de investimento para repor seu capital social.
No mercado existe variedades deinvestimentos possíveis, com isso cabe ao empresário analisar qual o melhor investimento para a organização dele. Existe também as consideração econômicas, que levam em conta a rentabilidade e o risco do investimento, assim o empresário deve escolher o investimento de maior retorno e de menor risco.
Toda organização possui um plano estratégico, para conseguir seus objetivos. A renda fixasão investimentos no qual não à perda de investimento inicial, os juros nem sempre são fixados podendo ser pré ou pós fixados:
• Aplicações pré fixadas: a taxa de juros já é predeterminada, ou seja na hora em que vai fechar o negocio já é passado a taxa de juros.
• Aplicações pós- fixadas: onde a taxa de juros é apurada após um determinado período onde é vinculada a algum apurador.
•Taxa Selic: Taxa básica de juros da economia, determinada pelo banco Central.
• CDI – Certificado de Depósito Interfinanceiro: Taxa com o Valor próximo ao da SELIC, é utilizada para empréstimos.
Já na renda variável, podemos dizer que são investimentos que podem haver perda do montante investido inicialmente, além da perda de juros ou rendimentos. Existe também algumas principaismodalidades de aplicações financeiras, tais como:
• CDB: é emitido por uma instituição financeira, normalmente por um banco privado ou público, é um instrumento bastante flexível de renda fixa. Os
CDBs com taxas pré- fixadas são normalmente de investimentos curtos, onde seu prazo não ultrapassa dois ou três meses. Os CDBs com taxas pós fixadas que normalmente são referenciadas na taxa Selic ouCDI são em períodos mais longos, podendo chegar ate dois anos.
• Caderneta de Poupança: é um instrumento muito tradicional de renda fixa, onde sua rentabilidade depende do patamar da taxa Selic:
✓ Situação 1: Onde a taxa Selic esta acima de 8,5% ao ano: Nesse caso a rentabilidade da poupança é de 0.5% ao mês +TR (Taxa Referencial, é uma media de rentabilidade de CDBs ajustadas porum fator redutor determinado pelo governo).
✓ Situação 2: Onde a rentabilidade da poupança será de 70% das taxas Selic + TR ( Taxa Referencial).
• Debêntures: são títulos emitidos por empresa privada onde normalmente é emitido por prazo longos, de uns três a cinco anos, são instrumentos de renda fixa.
• Ações de empresas negociadas na Bovespa: a bolsa de valores de São Paulo...
tracking img