Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
INSTITUTO ADVENTISTA CRUZEIRO DO SUL
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

ADMINISTRAÇÃO

TEORIAS ADMINISTRATIVAS

CAMILA CASSIANE FORTES DE OLIVEIRA RA: 394396
CÁSSIA DRIELY MÜLLER RA: 394397
FERNANDA RENCK MARIA RA: 389007
MARCIELE RAFAELA FERNANDES RA: 389934





ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

MÁRIO MINORU MATSUMOTO – PROFESSOR TUTOR A DISTÂNCIATAQUARA, 14 DE SETEMBRO DE 2012


INTRODUÇÃO


O presente trabalho pretende mostrar a importância que as teorias administrativas tiveram e têm para entender os modelos organizacionais vigentes e a visão que se tem hoje da sociedade e principalmente da organização.
É necessário conhecer e entender o contexto que deu origem ao que conhecemos hoje, para entendermos como eraexercida a função do administrador e quais eram suas competências.
As teorias administrativas funcionam como os pensamentos, estão sempre mudando e procurando se adaptar aos fatos e as variáveis das épocas. A cada época que surgia, novos problemas se inseriam, gerando uma necessidade de resolvê-los. Surgindo assim, pensamentos atualizados e novas teorias, sempre com enfoques diferenciados.DESENVOLVIMENTO


A Teoria Geral da Administração não teve um fato histórico que definiu o momento exato do seu surgimento, pois já havia primórdios de práticas administrativas no ano 5.000 a.C, na Suméria, onde seus habitantes buscavam uma maneira para solucionar seus problemas práticos, de forma amelhorar suas condições de vida. Assim surgiram as primeiras ideias que se fundamentariam, e com o tempo se tornaram a Administração de hoje.
O contexto histórico em que se concretizou e se aperfeiçoou a forma de administrar foi a partir do século XVIII e se estendeu ao longo do século XIX em que houve a Revolução Industrial. Esse fenômeno acarretou em mudanças em áreas como economia, políticae social, mudanças essas que se procede de forma rápida e significativa.Nesse momento,devido ao advento do carvão e depois da tecnologia, surgiram muitas empresas, que com a falta de planejamento, apresentavam muitos problemas de produção, intensa concorrência e muitas falhas devido à má tomada de decisões por parte da diretoria. Sugerindo uma nova forma de planejar e ministrar as empresas, paraevitar esses problemas tão recorrentes.
A partir de então surgiram as Escolas pioneiras da Administração que são: A Administração Científica e a Teoria Clássica da Administração.
A Administração Científica foi criada no início do século XX pelo engenheiro americano Frederik Winslow Taylor, considerado o fundador da Teoria Geral da Administração. A Escola teve esse nome devido àintrodução dos métodos da ciência na busca pela solução dos problemas, e é baseada na ênfase nas tarefas. Seu objetivo foi o de alcançar grande eficiência dentro das indústrias aumentando a produtividade, sem elevar os custos de produção.
Taylor, em seus estudos identificou as principais falhas das empresas, e fez estudos baseados com as resoluções dessas falhas, que eram: a falta de padronizaçãodos métodos de trabalho (em que cada operário planejava seu trabalho e definia como iria executar suas tarefas), a negligência por parte dos administradores sobre o trabalho dos operários e a maneira de pagamento utilizada nas empresas foram os principais problemas vistos por Taylor.
Com base em seus estudos, Taylor publica em 1903 seu livro “Administração de Oficinas” em que revela pelaprimeira vez suas teorias. Ele sugere que haja a racionalização do trabalho a partir do estudo dos tempos e movimentos. Esse estudo baseado na Organização Racional do Trabalho (ORT) focava-se no processo de produção em que eram traçados objetivos para aumentar a produção, padronizando os movimentos e determinando o tempo para cada tarefa.
Em conseqüência do estudo de tempos e movimentos,...
tracking img