Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2061 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHAGUERA EDUCACIONAL-UNIDERP
Polo de apoio presencial II  centro.
Curso: PEDAGOGIA- LICENCIATURA
Diciplina: DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO

Flaviana Maria Correia Ribeiro Paulino RA-388643
Flaviana-bettyboop.@hotmail.com
Mariana Lima Pereira RA-373972
Marina.limaleal@hotmail.com
Quênia Rodrigues da Silva Costa RA-375195
Queniasilva11@hotmail.com

Definição:

 Professora: MariaClotilde Bastos
Fortaleza – 18/04/2013

Introdução
Através dos estudos realizados em equipe, podemos afirmar que a dislexia é uma deficiência de aprendizagem na escrita, na leitura, na soletração entre outros. Pesquisam revelam que de cada 10 crianças em sala de aula, duas são disléxicas. A dislexia é uma condição genética que apresenta alterações no padrão neurológico do individuo. Sendo assim acriança herda se algum parente que também é disléxico. A dislexia tem cinco especificações que são disgrafia, discalculia, hiperatividade, hipoatividade e déficit de atenção.
A dislexia no Brasil é uma causa ainda ignorada, assim havendo evasão escolar no nosso país, sendo assim uma das causas do analfabetismo. A dislexia por permanecer envolta no desconhecimento, na desinformação ou nainformação imprecisa, causa insucesso no aprendizado.
Segundo o educador e pesquisador Professor Vicente Martins (2006) observa:
“A dislexia é uma síndrome pouco conhecido e pouco diagnosticada por pais e educadores especialmente os pedagogos e médicos, que se voltam ao desenvolvimento cognitivo das crianças na educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio). A dislexia é umaperturbação ou transtorno ao nível de leitura. A criança disléxica é um mau leitor: é capaz de ler, mas é capaz de entender eficientemente o que lê”.
A dislexia apresentam alguns sintomas, entre os mais comuns: dificuldade para ler, escrever e soletrar, pra decorar a tabuada, reconhecer símbolos e conceitos matemáticos desorganização temporal e espacial e coordenação motora.
O fato de algumascrianças apresentarem alguns desses sintomas não indica necessariamente que ela seja disléxica; há outros fatores a serem observados. Porém, com certeza, estaremos diante de um quadro que pede uma maior atenção e/ou estimulação.
Se nessa fase a criança não for acompanhada adequadamente, os sintomas persistirão e irão permear a fase adulta, com possíveis prejuízos emocionais e consequentemente sociais eprofissionais.
“Se o disléxico não pode aprender do jeito que ensinamos, temos que ensinar do jeito que ele aprende”. Bauer (1997)

PROJETO: Reunindo Histórias
DISCIPLINAS: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Arte e Ciências.
PÚBLICO ALVO: Todos os alunos do ensino fundamental I.
TEMPO PREVISTO: 22/04/13 á 26/04/13 – ( 5 dias)
JUSTIFICATIVA.
As histórias estão presentes emnossa cultura há muito tempo, e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Trata-se de um projeto de prática de leitura, onde os alunos serão estimulados para desenhar, para musicar, para teatralizar, para brincar e tudo que a imaginação mandar. Através das linguagens literárias e históricas ajudarem o aluno disléxico em seu desempenho, desenvolvendo a capacidade de ouvir ooutro, a de se expressar, e aproximar o aluno ao universo letrado, possibilitando a capacitação do aluno em construir suas relações diante do mundo. Esse projeto visa fazer através da leitura, uma troca de humores e de saberes. Além de afetos, competências e habilidades, fazendo crescer a amizade, a cooperação e a solidariedade entre eles. E isso só é possível a partir da compreensão do papel doeducador aos portadores de dislexia. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática, e a escola o principal espaço para isso, e nesse contexto o educador deve estar aberto para lidar com as diferenças.
OBJETIVO GERAL.
Como se sabe, a linguagem é fundamental para o sucesso escolar, pois está presente em todas as disciplinas e todos os professores são potencialmente...
tracking img