Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2482 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
O termo cultura tem associações diferentes conforme termos em mente o desenvolvimento do individuo, de um grupo ou classe ou de uma sociedade. A cultura do individuo está dependente da cultura de um grupo ou classe, e que a cultura ou classe está dependente da cultura de toda a sociedade a que o grupo ou classe pertence. Por isso é a cultura da sociedade que é fundamental, e é osignificado do termo cultura em relação a toda a sociedade é o que se devia examinar primeiro.

2. CULTURA, INDIVIDUO E SOCIEDADE
No senso comum, a cultura adquire diversos significados: grande conhecimento de determinado assunto, arte e ciência.
Aos olhos da sociedade cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São ideias, artefatos, costumes, comportamento, sistemas, leis, crençasmorais, conhecimentos, adquiridos a partir do convivo em sociedade.
A cultura é uma das principais características humanas, pois somente o homem tem a capacidade de desenvolver culturas, distinguindo-se dessa forma, de outros seres. Apesar das evoluções pelas as quais passa o mundo, a cultura tem a capacidade de permanecer quase intacta, e são passadas aos descendentes como uma memoriacoletiva, lembrando que a cultura é um elemento social, impossível de se desenvolver individualmente.
Seja a sociedade simples ou complexa, todas possuem uma forma de pensar, agir, expressar e sentir. Não existe cultura inferior ou superior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes. Todos os povos e sociedades possuem sua cultura por mais tradicional e arcaica que seja, pois todos os conhecimentosadquiridos são passados das gerações passadas para gerações futuras.
Já o conceito de cultura de massa pode ser definido como padrões compartilhados pela maioria dos indivíduos, independente da renda, instrução, ocupação e etc.
Satisfazer as necessidades humanas; limitar normativamente essas necessidades; implicam em algumas formas de violação da condição natural do homem, essas são algumas funçõesda cultura que envolve o individuo dentro de uma sociedade.
3. O FILME "A classe operária vai ao paraíso", de Elio Petri (Itália, 1971)
O filme retrata a vida de Lulu Massa que é um operário consumido pelo capital e cujo trabalho estranhado consome sua vida. A história transcorre na década de 70, que foi um período de profundas transformações no capitalismo do mundo todo, pois após um deum período de conquistas para a classe trabalhadora, o padrão de acumulação taylorista-fordista entra em plena decadência. O resultado seria que muitos dos direitos conquistados seriam postos a prova pela burguesia da época, que objetivando diminuir os custos introduzem inovações tecnológicas poupadoras de força de trabalho. O papel do trabalhador na geração de riqueza passa a ser questionado. Acrise capitalista faz com que a organização dos trabalhadores se depare com o aumento do desemprego e a carestia.
O filme tem como cenário principal a BAN, uma fábrica que produz peças para motores. Ela utiliza o sistema de metas de produção, sendo que o desenvolvimento tecnológico que leva ao aumento da produtividade do trabalho não tem sido acompanhado do acréscimo salarial. Lulu é ooperário-padrão da fábrica, porem sofre um acidente na maquina que opera e é hostilizado pelos outros companheiros de chão de fábrica. O se evidenciava cada vez mais que o homem se tornara um apêndice da máquina, não é mais a ferramenta que é construída para adaptar-se a mão do homem, é o homem que tem de adaptar-se à máquina. Após perder um dedo no acidente, Lulu adota uma atitude critica ao modelo deexploração, confrontando a gerencia. Os operários de maneira geral contestam as cotas. Após uma greve, Lulu tem que pagar um preço pela sua conduta confrontadora e é demitido. Após negociações, ele consegue ser readmitido na fábrica, voltando à linha de produção e reintegrando-se ao coletivo de trabalho. Devido à mobilização operária, o sistema de cotas é revisto pela direção da fábrica. Desta...
tracking img