Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Identifique quais os gases que compõem a atmosfera e suas respectivas concentrações (porcentagem no ar). Descreva pelo menos uma aplicação de cada gás.

Nitrogênio (N2): 78, 088% 
Oxigênio (O2): 20,949% 
Argônio (Ar): 0,93% 
Dióxido de carbono (CO2): 0,03% 
Neônio (Ne): 0,0018% 
Hélio (He): 0,0005% 
Metano (Ch2); 
Criptônio (Kr):0,0001%

 Nitrogênio 78% - Líquido de Refrigerante ;Oxigênio 21% - Tratamento de água ; Argônio 0,9% - Lâmpadas ; Outros Gases 0,1% 

Compare os gases que compõem a atmosfera e responda se todos eles são substâncias simples. Justifique sua resposta.

Nitrogênio – Simples ; Oxigênio – Simples ; Argônio – Simples .

Os gases acima são simples, pois são compostos por um único elemento químico.

Pesquise como é realizada a separação dos gases quecompõem a atmosfera.

Não há separação entre gases leves (exemplo: hidrogênio e hélio) e gases mais pesados da atmosfera por causa da constante mistura turbulenta que ocorre em grande escala na atmosfera.

Pesquise e elabore um resumo sobre a “produção industrial da amônia pelo processo de haber-bosh”.

O azoto, matéria-prima necessária à produção do amoníaco, era obtido no séc. XIX a partirdos depósitos naturais de nitrato de sódio, que existiam principalmenteno Chile (os chamados "nitratos do Chile"). Em finais do séc XIX ficou claro que esses depósitos não podiam satisfazer a crescente necessidade de compostos de azoto em todo o mundo. Haber e Bosch, ambos de nacionalidade alemã, destacaram-se neste desafio de investigação química, o que lhes valeu a atribuição do Prémio Nobel daQuímica. Haber desenvolveu o modelo de produção de amoníaco e Bosch resolveu dificuldades técnicas na aplicação desse modelo.

Elabore um texto em grupo descrevendo a importância da atmosfera como fonte de matéria prima.
Entre os materiais obtidos de fontes naturais e utilizados atualmente na agropecuária, nas construções civis, na indústria e como combustíveis (para transporte, aquecimento,cocção de alimentos e caldeiras industriais), alguns são processados para uso imediato e outros servem como matéria prima na produção e materiais diversos. Entre os de uso imediato, destacam-se: carvão mineral; rochas e metais como ferro, cobre e alumínio, obtidos de seus minérios; cloreto de sódio da água do mar; e álcool de vegetais. Entre os materiais utilizados na obtenção de produtosintermediários – que servem como matéria-prima para diferentes processos industriais - está, por exemplo, a amônia (NH3), gás nas condições do ambiente. Amônia é atualmente sintetizada a partir do nitrogênio (N2) presente no ar e do hidrogênio (H2), geralmente obtido pela interação de água com carvão ou gás natural). Ela é utilizada como matéria-prima tanto no processo Solvay de obtenção da soda (Na2CO3), comona obtenção de ácido nítrico, nitratos e sais de amônio - empregados nas indústrias de fertilizantes e explosivos. Assim, o homem retira da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera recursos materiais para sua sobrevivência. Desses recursos, alguns - como os alimentos – são renováveis, isto é, podem ser obtidos novamente. Outros como os combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo) não sãorenováveis: com seu consumo continuado, tendem a se esgotar.

Sabendo que o petróleo é uma mistura de muitos compostos que contém em sua cadeia carbônica principalmente carbono e hidrogênio, escreva o nome de cinco compostos extraídos do petróleo.

Gasolina ; Querosene ; Óleo Diesel ;Nafta ; Parafina.

Em sua opinião, há diferença no processo de separação dos compostos do petróleo, comoprocesso de separação do etanol do modo fermentado? Explique.

Sim, Porque o etanol é fermentado e depois destilado, e o petróleo é somente destilado.

Pesquise a quantidade de calor liberado na queima ( combustão) de 1 litro de etanol e de 1 litro de gasolina (sem etanol).

Reúna com sua equipe para debater a seguinte questão: “O etanol é um substituto perfeito
ao petróleo quando este...
tracking img