Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

É comum nos depararmos com situações onde o valor de uma quantidade depende de outra. Como por exemplo, a demanda de certo produto pode depender de seu preço de mercado; o lucro de umaempresa pode depender de sua receita e de seu custo, onde muitas vezes, tais relações podem ser representadas através de funções matemáticas.
Podemos dizer que função é uma relação de dois valores,por exemplo: f (x) = y, sendo que x e y são valores, na qual x é o domínio da função, ou seja, a função depende dele e y é um valor que depende do valor de x, sendo está a imagem da função.
A funçãodo 1º grau possui a seguinte lei de formação: y = a x + b, onde a e b são números reais e a é igual a zero.
A representação gráfica de uma função do 1º grau é uma reta. Se analisarmos a lei deformação, percebemos que há uma dependência de x e y e identificamos dois números: a e b. Sendo este os coeficientes da função, onde o valor de a indica se a função é crescente ou decrescente e o valor de bindica o ponto de interseção da função com o eixo y no plano cartesiano.
Função crescente: á medida que os valores de x aumentam os valores de y também aumentam.

Função decrescente: Á medida que osvalores de x aumentam os valores de y diminuem.


Aplicação

Em uma situação prática, não costumamos usar x e y, mas letras que sugerem as grandezas em questão, por exemplo, C – custo, Q –quantidade, R – receita, L – lucro...

Custo para produção de Shorts. Custo= 50 + 2 . x

Os estudos das funções estão relacionadas as questões que envolvem relações entre grandezas e sua aplicaçãoabrange inúmeras ciências. Funções como custo, receita e lucro, estão relacionadas aos fundamentos administrativos de qualquer empresa.
Função Custo: C ( x) : Está relacionada ao custo de produção deum produto.
Função Receita: R ( x) : Está ligada ao dinheiro arrecadado pela venda de um determinado produto.
Função Lucro: L ( x) : É a diferença entre as funções receita e custo. Se o resultado...
tracking img