Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A vinhaça é um resíduo líquido proveniente da destilação de uma solução alcoólica chamada vinho, obtida do processo de fermentação para a obtenção do álcool fermentação alcoólica docaldo de cana, do melaço ou da mistura de caldo e melaço. Portanto, a vinhaça é o resíduo da produção de álcool, cuja matéria prima pode ser o caldo de cana, o melaço ou a mistura de proporções, ou dediluições destes. Para cada litro de álcool produzido são gerados entre 10 e 15 litros de vinhaça.
A preocupação quanto aos impactos do uso da vinhaça no ambiente é antiga. Existem relatos da grandemortandade de peixes quando se dispunha a vinhaça (antigamente o nome mais comum era vinhoto) diretamente nos rios, já nos anos 50. Pela natureza orgânica e pela ausência de contaminantes, metais ououtros compostos indesejáveis, surgiu a idéia de aplicar a vinhaça ao solo, mas o pH muito ácido da vinhaça, sugeria cautela. Os primeiros estudos para aplicação da vinhaça nos solos datam, portanto, dadécada de 50, e foram realizados na Esalq em Piracicaba, pela equipe do Professor Jaime Rocha de Almeida. Mas, a preocupação quanto aos impactos do uso da vinhaça no ambiente e a contínua mortandadede peixes como conseqüência da disposição da vinhaça nos 2 rios gerou o Decreto-Lei nº 303, de 28 de fevereiro de 1967, que proibiu definitivamente a disposição da vinhaça nos rios, lagos e cursos deágua.
Qual a quantidade de vinhaça para a produção de etanol
O etanol é produzido a partir do açúcar presente no caldo e no melaço da cana por meio da ação de fungos microscópicos (leveduras) em umprocesso chamado fermentação, que também gera uma mistura de água com matéria orgânica, denominada vinhaça (ou vinhoto). Rica em potássio, a vinhaça é geralmente usada como adubo, especialmente noscanaviais.
Mas a substância pode contaminar rios e lençóis freáticos pelo excesso de potássio e matéria orgânica que contém. Por isso, a legislação determina que ela seja despejada em pouca...
tracking img