Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 1 – Possibilidades de Aplicação da Estatística na Administração


Todos nós gostamos de ver estatísticas. Gostamos de rankings, de saber quem é o maior, o melhor, o mais alto, o menor, de quanto em quanto tempo acontece um evento, e qual a probabilidade de que ocorra novamente.
Mas a estatística não se resume simplesmente a apresentação de tabelas de números, tabelas,colunas e gráficos. Vemos no nosso cotidiano, tabelas de campeonatos nos sites esportivos, pesquisas de eleitorado para as eleições, colunas ilustradas em jornais e revistas mostrando tendências, taxas de natalidade e criminalidade, etc. Mas a estatística é mais que a simples compilação de dados. Ela é feita de métodos científicos. A estatística trabalha com a obtenção de dados visando o planejamento,tomadas de decisões e análise de situações, facilitando a decisão correta. É interessante também dizer que a estatística pode ser descritiva ou de inferência, a primeira preocupando-se com a melhor forma de apresentação dos dados, a segunda trabalha junto com a probabilidade para estabelecer a tomada de decisões, usando por exemplo o método de amostragem.
A estatística é extremamenteimportante para a administração. Para o gestor executivo, a resposta que este precisa dar aos “porquês” dos acionistas deve ser dada em bases de estudos estatísticos. Conhecendo bem os princípios e fundamentos, o gestor executivo vai se basear nesses dados para fazer suas ações com êxito.
Todo conjunto de dados, como por exemplo a duração de uma ligação telefônica, a velocidade de processamentode um computador, a tendência de mercado, opinião de alunos quanto ao desempenho de um professor, e etc, contém informações sobre um grupo de indivíduos.














1
Podemos fazer considerações quanto ao uso da estatística na administração geral, aplicando-a nos seguintes temas:


- Apresentação de projetos.
Num esforço paramostrar um trabalho ou um projeto de forma eficaz, sem dúvida deve-se passar pelo uso da estatística. Quando necessário for uma apresentação na empresa por exemplo, a mostra de dados estatísticos do que se quer mostrar, certamente fará muita diferença.




- Análise de lucros.
Na área financeira e contábil por exemplo, é difícil fazer qualquer movimento de forma correta semesbarrar na necessidade de dados estatísticos. Para analisar de forma eficaz o lucro ou o prejuízo que uma instituição, será necessário o estudo e análise dos dados brutos, para a obtenção de informações quanto aos períodos anteriores, previsão de recebimentos e vendas, etc.


- Aprimorar e maximizar a produção.
Dentro da organização o peso de uma produção abaixo do esperado ou feito deforma não direcionada, tornará essa empresa inviável. Portanto para haver uma melhora significativa na produtividade é necessária uma ação que promova o conhecimento e a aplicação de medidas que visem melhora-la. E esse conhecimento só poderá ser conseguido através de dados estatísticos.


- Qualidade
A qualidade não tem área de estudo e aplicação apenas na área de produção.Certamente também tem uso na área de serviços e no ramo administrativo. Pois o serviço para ser eficaz precisa passar pela aprovação de quem é afetado por ele. E para se chegar à esse conhecimento, os dados estatísticos terão que ser obtidos e analisados, baseados no desempenho e aprovação de terceiros. Na administração de empresas a qualidade pode e deve ser medida baseando-se nos dados coletadosdiretamente das conseqüências dos acertos ou erros dos administradores e executivos.


2
Etapa 2: Coleta de dados – Pesquisa de campo

Na seguinte pesquisa foram coletados dados de pacotes de café estocados em armazém. Foram pesados 100 pacotes de café que nominalmente tinham 1 Kg de peso. Todos os pacotes foram pesados um a um e anotadas as variações. O resultado é o que...
tracking img