Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
cURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
DE CIÊNCIAS SOCIAIS




Relatório de pesquisas solicitadas da ATPS de
Ciências Sociais



2012
Sumario
* Introdução
* Leitura referente os significados de cultura, individuo e sociedade.
* listar os significados de cultura, indíviduo e sociedade:
* “Quaisinterações sociais são existentes no cotidiano da sociedade atual?”
* Os documentários falam das desigualdades sociais.

























Introdução


Ciências sociais É o estudo das origens, do desenvolvimento, da organização e do funcionamento das sociedades e culturas humanas. O cientista social estuda os fenômenos, as estruturas e asrelações que caracterizam as organizações sociais e culturais. Ele analisa os movimentos e os conflitos populacionais, a construção de identidades e a formação das opiniões. Pesquisa costumes e hábitos e investiga as relações entre indivíduos, famílias, grupos e instituições. Desenvolve e utiliza um conjunto variado de técnicas e métodos de pesquisa para o estudo das coletividades humanas einterpreta os problemas da sociedade, da política e da cultura. Pode atuar nas áreas de ensino, pesquisa e planejamento, além de dar consultoria e assessoria a ONGs, empresas privadas e públicas, partidos políticos e associações profissionais, entre outras entidades. 











Cultura
1 - "Forma comum e aprendida da vida, que compartilham os membros de uma sociedade, e que constada totalidade dos instrumentos, técnicas, instituições, atitudes, crenças, motivações e sistemas de valores que o grupo conhece (Foster)".
2 - A cultura consiste nos valores de um dado grupo de pessoas, nas normas que seguem e nos bens materiais que criam.
3- A cultura refere-se aos modos de vida dos membros de uma sociedade, ou de grupos dessa sociedade. Inclui a forma como se vestem, oscostumes de casamento e de vida familiar, as formas de trabalho, as cerimónias religiosas e as ocupações dos tempos livres. Abrange também os bens que criam e que se tornam portadores de sentido para eles – arcos e flechas, arados, fábricas e máquinas, computadores, livros, habitações.
4 - A «cultura» pode ser distinguida conceptualmente da «sociedade», mas há conexões muito estreitas entre estasnoções. Uma sociedade é um sistema de inter-relações que ligam os indivíduos em conjunto. Nenhuma cultura pode existir sem uma sociedade. Mas, igualmente, nenhuma sociedade existe sem cultura. Sem cultura, não seríamos de modo algum «humanos», no sentido em que normalmente usamos este termo. Não teríamos uma língua em que nos expressássemos, nem o sentido da autoconsciência, e a nossa capacidade de pensarou raciocinar seria severamente limitada [...].
5 – Para Coelho (1997, p.54) “Em su acepción más amplia, cultura nos remite a La idea de una forma que caracteriza al modo de vida de uma comunidad em su dimensión global, totalizante”. Em sua concepção Teixeira Coelho define cultura como tudo que faz parte totalmente da forma de vida de uma comunidade, estão inseridos nesse contexto: hábitos,costumes, valores, princípios, manifestações e expressões culturais, dentre outros.
6- Arias (2002, p. 86) “La cultura es una forma de ser y hacer mediante la cual un pueblo construye los significantes, significaciones y sentidos de una forma de identidad propia, que lo distingue y diferencia de otros”. Para o autor, cultura é a construção social de significados que vão determinar o modo de vida daspessoas, identificando-os e distinguindo-os de outros.
7 - Sonia Rodrigues (2008, p. 01), define cultura como “uma forma particular de ser, de estar, de viver e de sentir o mundo, onde está inserido uma somatória de costumes, tradições e valores”. Segundo a autora cultura é a forma própria de se viver o dia-a-dia revestido de uma identidade bem particular de costumes, tradições e valores....
tracking img