Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura, Indivíduo e Sociedade.

Cultura
Todo ser humano está ligado a uma cultura, isso porque é através dela que o homem adquire os conhecimentosnecessários à sua sobrevivência física e social.
Edward B. Tylor em 1871, afirmou que, “Cultura, é aquele todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte,moral, direito, costumes e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade.”
A partir daí, pode-se afirmar que a cultura é umaherança social e, portanto, somente os seres humanos a possuem. No entanto, não existe um padrão para ela, cada sociedade diferente. Não pode-se afirmar queexiste uma cultura melhor ou pior do que a outra.
Embora, diferentes, toda cultura apresenta elementos básicos como: crenças, valores, normas e sanções,símbolos, idioma e tecnologia.
Indivíduo
O homem é um ser social. Desde os tempos remotos o homem vive em grupos. Sendo assim, o indivíduo é o produto de umsistema complexo de interações com a sociedade a qual faz parte.
As possibilidades de interações são inúmeras, o que gera a formação de numerosasestruturas sociais devido a contribuição de cada indivíduo durante sua vida.
Sociedade
Pode-se afirmar que a convivência em grupo transforma o animal homem emser humano. Quando uma criança é criada e amamentada por animais, como no caso de crianças que foram criadas por lobos na Índia, ela fica desprovida decultura e, portanto, age como um animal.
No campo da sociologia, o grupo social, precede o indivíduo, pois o ser humano é um produto da interação social.
tracking img