Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Empregabilidade

Emprego e desemprego sempre foram temas amplamente debatidos em nosso cotidiano. De um modo bem simplista, emprego é o cargo ou função remunerada exercida por uma pessoa. O volume total de emprego na economia depende de diversos fatores, tais como: a tecnologia utilizada para produzir e a política econômica governamental. O nível de emprego na economia consiste na relaçãoentre as pessoas que podem trabalhar e as que efetivamente conseguem.
Desemprego é uma situação de ociosidade involuntária em que as pessoas se encontram. Temos vários tipos de desemprego, tais como o desemprego tecnológico causado por alterações na tecnologia utilizada na produção de um bem ou prestação do serviço; desemprego cíclico, que está relacionado com o auge e recessão econômica;desemprego disfarçado ou subemprego, que consiste dos trabalhadores sem registro em carteira e da remuneração muito abaixo dos padrões aceitáveis; desemprego sazonal aquele limitado a determinadas épocas do ano, como a colheita da cana-de-açúcar; outro tipo é o desemprego voluntário, quando a pessoa não aceita trabalhar aquele preço do salário (optando por ficar em "casa"), portanto, voluntariamentedesempregada.
Entretanto, hoje em dia, mais importante que estar empregado ou desempregado, é a empregabilidade. O termo empregabilidade significa capacidade das pessoas de se adaptarem às novas necessidades e dinâmica do mercado de trabalho. Vários fatores, tais como: globalização, novas tecnologias, mudanças organizacionais que influenciam os países, que por sua vez influenciam as empresas e porconsequência acabam refletindo nas pessoas determinam a empregabilidade.
Em suma, a empregabilidade diz respeito a capacidade profissional de estar protegido das instabilidades do mercado de trabalho. Quanto mais tempo a pessoa fica fora do mercado de trabalho, mais difícil é o retorno pelos métodos convencionais. Nesse sentido, o segredo para manter-se empregado é preparar-se para aempregabilidade. Para isso, é fundamental que as pessoas se preparem para as mudanças, especializando-se, atualizando-se e inovando. Muitos ficam preocupados com a estabilidade no emprego e acabam se esquecendo de se adaptar e auto capacitar-se para as mudanças nos padrões organizacionais e ambientais. A empregabilidade implica em ter competência (conhecimento), habilidade e principalmente atitude para aceitaras novas tecnologias e estar sempre inovando.
Há muito tempo estamos presenciando transformações radicais nos meios de comunicação, computadores, satélite, máquinas, que trouxeram alterações no dia-a-dia, exigindo das pessoas mudanças quanto a relacionamentos, hábitos, atualização de conhecimento, atividades físicas.
Atualmente, o capital humano e a competência humana nunca ocuparam lugar dedestaque como antes na história. A empregabilidade é a capacidade das pessoas em agir e criar situações, que ajudem a desenvolver-se e estar preparadas para a resolução de problemas e domínio do assunto em que trabalha de forma criativa. Então, se você está apenas preocupado com a estabilidade no emprego, acho melhor preparar-se para a empregabilidade. Por hoje é só. Até semana que vem.
Jorge JoséElias é Economista, Mestre em Adm e professor na Cnec Capivari
jjelias@cneccapivari.br

2. EMPREGABILIDADE E O NOSSO MERCADO DE TRABALHO

"Eu espero que você não procure emprego em uma organização, mas que desenvolva habilidades, serviços e produtos para vendê-los a empresas e a outras pessoas no mercado. Procure clientes. Se você tiver atividades vendáveis, poderá trabalhar sempre".Charles Handy, articulista e autor dos livros
A Era da Incerteza e O Elefante e a Pulga.

3. INTRODUÇÃO
O que é empregabilidade?
O termo surgiu na última década e pode ser definido como a qualidade que possui a pessoa que está adequada com as exigências do mercado de trabalho. Em outras palavras, quanto mais suas habilidades se aproximarem do perfil profissional exigido pelos novos...
tracking img