Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 1 passo 4.4

Conceito de gestão e os vários papéis do gestor organizacional

Embora as empresas e suas respectivas áreas de gestão terem nascido desde os nossos primórdios, sabemos que, foi a partir de 1903 que surgiu o primeiro estudo científico dos métodos de gestão, apresentado em forma de teoria.

Desde os dias da Escola de Administração Científica deTaylor até os dias atuais, tivemos várias mudanças no cenário de gestão de negócios, afim de, obter resultados satisfatórios em toda essa área.

Com a globalização, novos conceitos de administração e gestão tem sido formulados, procurando adaptar e ampliar o conceito dessas duas grandes ferramentas, com isso, as fronteiras para pesquisa sobre esse tema tem se alargado, sendoreforçada pela nova configuração dos blocos econômico (Mercosul, Nafta, União Européia).

Para Taylor a postura adequada para gestão empresarial no contexto do seu ambiente e nas mudanças que estão ocorrendo, pode perceber a evolução das abordagens que compreendem o conhecimento da teoria e prática na área de administração de empresas pode ser dividido em três blocos:

1- Evoluçãodas Teorias Administrativas, apresenta uma revisão histórica e conceitual das principais teorias administrativas que se consagraram até meados da década de sessenta ( no Brasil começavam a aparecer os cursos acadêmicos de administração), quando a perspectiva estratégia dos negócios e o questionamentos de alguns princípios da administração científica conduziu os estudos e pesquisas da área parauma maior participação e melhor preparação do elemento humano na gestão empresarial.

2- Teorias Modernas de Gestão, onde são discutidas as teorias de gestão que vêm sendo defendidas nas últimas décadas, atingindo um grau de complexidade tal, que deixaram de ser simples modelos e formam um corpo de conhecimento consistente e abrangente dos aspectos técnicos, estratégicos e humanos que compõema organização.

3- Estratégias Emergentes de Gestão, que se materializam nas propostas de mudança mais recente dos princípios já consagrados e na forma de encarar os propósitos e a missão organizacional. São propostas que atualmente estão impulsionando as pesquisas na área de gestão e recebendo forte influência do desenvolvimento tecnológico, principalmente nos setores de comunicação eteleprocessamento de informações em tempo real. Alguns pontos abordados podem até ser ventos passageiros ou “modismos”, sem maiores consequências para um aprofundamento na teoria e prática da administração. Todavia, refletem um momento na vida das organizações em que se tornaram o foco das preocupações e provocaram mudanças significativas nas suas operações e relações de trabalho.

Tendoem vista, a visão e conceito de Taylor a respeito deste assunto, podemos então dizer que, o gestor organizacional precisa estar totalmente preparado e capacitado para adotar um modelo orientado por princípios e valores expressos na missão e que reflitam a cultura da empresa para administrá-la rumo ao objetivo, o mesmo, atua de modo organizado e planejado para que possa assegurar o crescimento dedeterminada organização.

Um fator importante que o gestor deve ter como prioridade, é o respeito aos princípios e valores da organização, pois estes refletem aspectos éticos e profissionais e não podem deixar dúvidas, além disso, o mesmo precisa estar atento as diferentes alterações no cenário nacional e internacional e assim o gestor terá condições de garantir a competitividadeda empresa e a satisfação dos seus clientes, ou seja, faz-se necessário que busque constantemente atualizações conceituais e práticas de gerenciamento e que seja empreendedor, tendo assim, conhecimento bastante apurado da empresa em seu âmbito geral.










Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias, evolução e tendências da moderna administração de empresas....
tracking img