Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DE TREINAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

Muito mais do que passar conhecimento, os treinamentos têm como objetivo capacitar profissionais que, por sua vez, devem atender as expectativas das empresas. Treinar é a palavra chave para os que almejam sucesso, e muitas organizações já contam com planejamentos e programações especiais, focadas em suas necessidades, para construir equipespreparadas e atualizadas, os treinamentos serve para lucratividade da empresa, eles também acabam contribuindo para a vida profissional e pessoal do colaborador. “É comum que as organizações invistam tanto em treinamentos técnicos como comportamentais, já que têm metas estratégicas a serem alcançadas. Essas metas normalmente estão relacionadas ao faturamento ou crescimento do market share”, explica. “Ostreinamentos também ajudam as pessoas a discutir problemas do negócio para criar melhorias; sendo assim, os benefícios são inúmeros, entre eles o desenvolvimento profissional e pessoal dos trabalhadores”.
“O treinamento tem que ser utilizado para somar conhecimento ao profissional ou para calibrar algum conhecimento já existente. Se o colaborador não entender que está recebendo determinadaorientação para que a atividade dele melhore, seja mais produtiva e com mais qualidade, dificilmente irá valorizar a informação que está recebendo”, esclarece. “O alinhamento e a comunicação entre gestor, organizador, RH e os funcionários que recebem o treinamento é fundamental nesse processo”.
Diferencial no mercado
Além dos benefícios internos, os treinamentos também possuem forte influência naimagem institucional das organizações. Empresas bem estruturadas, com um ambiente de trabalho agradável e equipes qualificadas são vistas de forma positiva no mercado e ganham vantagem em relação a outras menos preparadas.
“A empresa constrói um clima organizacional saudável, exercitando excelência profissional, reconhecimento e recompensa. E além de ter um clima onde todos gostariam de pertencer;por meio dos conhecimentos passados, a empresa consegue alta produtividade e criatividade”, enfatiza Gilberto. “A organização se transforma num pólo de atração, retenção e desenvolvimento de pessoas com talento, dessa forma não tem como não ser um destaque”.
“Atualmente eu não diria que os treinamentos são diferenciais, mas sim pré-requisitos pra você estar inserido no mercado. Além de tudo isso,essa ferramenta também é utilizada para que a empresa possa compartilhar informações, como missão e valores. Então, não é o treinamento por si só, é o treinamento alinhado com uma política, uma visão de futuro e um planejamento estratégico bem definido”, conclui Carlos.

PONTOS IMPORTANTES PARA APLICAÇÃO DE AVALIAÇÕES (instrumentos de avaliação)

Existem duas principais metodologias deaplicação de treinamentos: os treinamentos em serviço e os treinamentos fora de serviço. Os treinamentos em serviço, muitas vezes sequer são percebidos como treinamentos e referem-se às situações nas quais umchefe ou mesmo colegas mais experientes “ensinam” como as atividades devem ser realizadas.
Os treinamentos fora de serviço são os treinamentos formais, ou
seja, aqueles que são intitulados edesenvolvidos como efetivos treinamentos.
Carvalho (1993) distingue as técnicas de treinamento em duas categorias: as
técnicas de treinamento em grupo e as técnicas de treinamento individuais. As
principais técnicas de treinamento em grupo são as seguintes:
• Reunião de debates: conforme Carvalho (1993, p. 204) “constitui-se na discussão e
decisão sobre problemas de formação ligados ao trabalho dosparticipantes,
discussão essa liderada por um participante indicado pelo próprio grupo”;
• Demonstração: Carvalho (1993, p.205) afirma que esta técnica “constitui uma
comprovação prática de um enunciado teórico, ou a concretização de uma teoria de
ensino, do funcionamento ou uso de aparelhos, equipamentos etc.”;
• Dramatização: também chamado de role-playing, segundo Milkovich; Boudreau...
tracking img