Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 2


TEATRO E PENSAMENTO

A matéria artística traz o elemento irracional como base de uma poética, tendo assim a primeira reflexão filosófica. Em relações com as artes, Platão admite que estas obras vem de uma Beleza Universal essencial, sendo um aspecto do Ser humano que se relaciona através dos sentidos. Para ele também os poetas são seres excepcionais, que conseguem transmitirconhecimentos através da sua inteligência que não é discursiva e nem intuitiva e o entusiasmo deles vem dos Deuses, ou seja, aproxima o poeta ao sacerdote e a poesia como algo religioso do delírio. Platão então recomenda que façam hinos em glória para os deuses e os heróis.
Para ele a poesia retórica se equivale, e os poetas não estão mais preocupados com os pensamentos e sim com as paixões. Com issoPlatão reconhece que as artes que eram consideradas uma simples caricatura, são uma influência benéfica para a alma e assim a música ganha um lugar privilegiado, na medida em que se inspira o gosto pela virtude.
A razão da severidade de Platão diz respeito diretamente a transformação pela qual passava as artes, na Grécia, em seu tempo. Ele reprovava os nossos valores e elogiava a artetradicional do Egito, de Greta e de Esparta.

Ele evoca a nobreza e a grandeza dos frontões do Olímpico, a Majestade da esculturas do Partenon e a exaltação de deuses e heróis em suas lutas. Na política defende que os artistas devem se conformar ás regras codificadas pela tradição. Avesso as transformações, Platão volta-se para o passado e a partir dele, em nome da ética e da política (do ideal da suarepublica) ordena todas as atividades humanas, inclusive a artística. Deuses e heróis míticos são conclamados para a formação do povo e da cidade.

Uma analise da história das artes plásticas em Atenas enfatiza a conquista de um valor que seria combatido pelo autor das leis. Se no século VI a. C. as esculturas gregas encontrava-se ainda presa ás regras egípcias, no século V, com a geração deMilton, uma certa busca pessoal e particular levou uma representação naturalista, próxima de uma certa “psicologização”. A procura do alvo predileto da pintura e da escultura grega do período, evidência o vinculo da arte com o ideal da reprodução da natureza, dos homens e das coisas. Até o século V a.C, a arte ateniense ainda se mantinha ligada a fins estritamente religiosos, as esculturasrelembravam os deuses e os feitos dos heróis místicos. No século seguinte perde este vinculo com a vida religiosa, alcançando um estátus proprio, voltado exclusivamente ao culto da beleza,evidenciando um lado mercantil, com colecionadores e compradores de obras.

No fim do século IV a.C.,em plena época de Alexandre e do império Macedônio, as artes plásticas conseguiram captar o caráter particular dafisionomia do retrato. Os modelos não são deuses ou heróis,mas sim homens de expressão, governantes, vencedores dos cursos esportivos e etc. O retrato por meio de bustos, tomou conta do fazer artístico, a exemplo do Lisipo e o seu Alexandre. Nele a representação particular ganhou expressão e relevância. Ao colocar sinais de rugas na testa e as sobrancelhas levantadas,encontrou-se a expressividadedo rosto, além de no caso em questão, encontrar uma expressão vigorosa da personagem e do seu poder. Contudo o exemplar de maior impacto do período helenístico é, indubitavelmente, o Laocoonte. Com ele sela se de vez a perda do vinculo da arte com a magia e a religião. A dramaticidade e o conteúdo humano ganha relevância. As artes plásticas, seus temas e sua prática passaram a ser exclusivamentelaicos, buscando-se perfeição por meio das minúcias estética e ao psicologismo, explorados pela tragédia e pelas artes plásticas, a noção de perspectivismo está ligada á de sujeito, sendo impossível admiti-la no interior de uma ordem rígida e hierárquica.
No caso grego do fim do século V a.c os elementos naturalistas e emocionais ganham importância e passam a ocupar espaço na arte, referendados...
tracking img