Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estatística


De acordo com a Revista do Instituto Internacional de Estatística, "Cinco homens, Hermann Conring, Gottfried Achenwall, Johann Peter Süssmilch, John Graunt e William Petty já receberam a honra de serem chamados de fundadores da estatística, por diferentes autores."
Alguns autores dizem que é comum encontrar como marco inicial da estatística a publicação do "Observations on theBills of Mortality" (Observações sobre os Sensos de Mortalidade, 1662) de John Graunt. As primeiras aplicações do pensamento estatístico estavam voltadas para as necessidades de Estado, na formulação de políticas públicas, fornecendo dados demográficos eeconômicos. A abrangência da estatística aumentou no começo do século XIX para incluir a acumulação e análise de dados de maneira geral. Hoje, aestatística é largamente aplicada nas ciências naturais, e sociais, inclusive na administração pública e privada.
Seus fundamentos matemáticos foram postos no século XVII com o desenvolvimento da teoria das probabilidades por Pascal e Fermat, que surgiu com o estudo dos jogos de azar. O método dos mínimos quadrados foi descrito pela primeira vez por Carl Friedrich Gausscerca de 1794. O uso decomputadores modernos tem permitido a computação de dados estatísticos em larga escala e também tornaram possível novos métodos antes impraticáveis.

Definições Básicas da Estatística

1) FENÔMENO ESTATÍSTICO:
é qualquer evento que se pretenda analisar, cujo estudo seja possível da aplicação do método estatístico. São divididos em três grupos: Fenômenos de massa ou coletivo: são aqueles que nãopodem ser definidos por uma simples observação. A estatística dedica-se ao estudo desses fenômenos.
 Fenômenos individuais: são aqueles que irão compor os fenômenos de massa.
 Fenômenos de multidão: quando as características observadas para a massa não se verificam para o particular.
2) DADO ESTATÍSTICO: é um dado numérico e é considerado a matéria-prima sobre a qual iremos aplicar os métodosestatísticos.
3) POPULAÇÃO: é o conjunto total de elementos portadores de, pelo menos, uma característica comum..
4) AMOSTRA: é uma parcela representativa da população que é examinada com o propósito de tirarmos conclusões sobre a essa população.
5) PARÂMETROS: São valores singulares que existem na população e que servem para caracterizá-la. Para definirmos um parâmetro devemosexaminar toda a população.
6) ESTIMATIVA: é um valor aproximado do parâmetro e é calculado com o uso da amostra.
7) ATRIBUTO: quando os dados estatísticos apresentam um caráter qualitativo, o levantamento e os estudos necessários ao tratamento desses dados são designados genericamente de estatística de atributo.
8) VARIÁVEL: É, convencionalmente, o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno.Variável Qualitativa : Quando seus valores são expressos por atributos
Variável Quantitativa: Quando os dados são de caráter nitidamente quantitativo, e o conjunto dos resultados possui uma estrutura numérica, trata-se, portanto da estatística de variável e se dividem em:
Variável Discreta ou Descontínua: Seus valores são expressos geralmente através de números inteiros não negativos.Resulta normalmente de contagens. Ex: Nº de alunos presentes às aulas de introdução à estatística econômica no 1º semestre de 1997: mar = 18, abr = 30 , mai = 35 , jun = 36.
Variável Contínua: Resulta normalmente de uma mensuração, e a escala numérica de seus possíveis valores corresponde ao conjunto R dos números Reais, ou seja, podem assumir, teoricamente, qualquer valor entre doislimites. Ex.: Quando você vai medir a temperatura de seu corpo com um termômetro de mercúrio o que ocorre é o seguinte: O filete de mercúrio,ao dilatar-se, passará por todas as temperaturas intermediárias até chegar na temperatura atual do seu corpo.


O grupo se encontra nas seguintes profissões:

André S. Gismundo- Op. De Teleatendimento, a estatística se envolve de acordo com que o cliente...
tracking img