Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução O século XX é considerado a nova era da evolução Administrativa. Na criação de riqueza e busca na melhoria da qualidade de vida das sociedades. É a administração, que permiti as várias ciências, a oportunidade de transformar as suas invenções e descobertas em benefícios reais. Como tudo que envolve pessoas, a Administração sofre mudanças constantes. Mesmo as teorias mais recentes setornam vãs, quando se trata de Gerir e Liderar uma organização, com perfis, metas e sonhos diferentes; lidando com vários níveis de gerações e conhecimentos. Mesmo com tais mudanças, havemos de nos firmar em estudos e teorias passadas, renovandoas e reinventando-as.

Conceito de Administração: ₁ A palavra ‘administração’ tem sua origem no latim (ad, direção para, tendência e mister, comparativode inferioridade, o sufixo ter, subordinação ou obediência, isto é: aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, aquele que presta um serviço a outro) e significa subordinação e serviço. Em sua origem, a palavra administração significa desenvolver uma função sob o comando de outro, prestar um serviço a outro. Essa velha conotação de supervisionar ou de só tomar conta de algumempreendimento ou pessoas está hoje totalmente ultrapassada e obsoleta. As organizações em geral e as empresas em particular precisam de muito mais do que isso. História da TGA: ₁  A teoria administrativa surgiu no inicio do século passado. Ela é uma jovem senhora e atravessou fases bem distintas e que se superpõem. Cada uma das fases realça e enfatiza um aspecto importante na Administração, a saber:      Enfase nas tarefas (Administração Científica). Ênfase na estrutura organizacional (Teoria Clássica, Teoria Neoclássica, Teoria da Burocracia e Teoria Estruturalista). Ênfase nas pessoas (Teoria das Relações Humanas, Teoria Comportamento Organizacional e Teoria do Desenvolvimento Organizacional). Ênfase na tecnologia (Teoria da Contingência). Ênfase no ambiente (Teoria Estruturalista eTeoria da Contingência). Ênfase nas competências e na competitividade (Novas abordagens na Administração).

Abordagem Clássica da Administração ₂ O início da reflexão sobre vida social organizada é algo difícil de se precisar. Entretanto, há razoável grau de consenso em se afirmar que o ponto de partida de reflexão sistematizada sobre as organizações industriais pode ser atribuído a FrederickWinston Taylor, já no final do século XIX e início de nosso século. Outros nomes como Gantl e Gilberth, merecem quase igual relevância no contexto norte americano. Não se tratava de cientistas sociais ou filósofos, mas sim de homens práticos, que viviam problemas concretos de organizações produtivas, problemas esses concentrados no aumento de produção e cuja solução dependia de um envolvimento dostrabalhadores em tal processo.

Não devemos esquecer que estávamos em meio ao processo de transformação provocada pela 2ª Revolução Industrial (1860): o aço substitui o ferro como matéria-prima básica; o petróleo e a energia elétrica substituem o vapor. A máquina automatizada entra em cena. Mas, em especial, o conhecimento começava a ser introduzido na vida industrial: novas técnicas de produção ede trabalho eram exigidas, pois havia um mercado crescente e demandante por produtos a serem consumidos. A ênfase de Taylor, Gilberth e seguidores era absolutamente concentrada na tarefa, na racionalização, na redução dos tempos de execução. Quando se olha retrospectivamente, é fácil entender sua visão: eram engenheiros por formação e o seu local de trabalho e análise era o chão da fábrica. Amestra Beatriz Warhlich chamava essa concepção de engenheirística da organização de ‘A visão de baixo para cima’, a tentativa de entender a organização a partir da tarefa. Taylor entendia que o sucesso do indíviduo estava inevitavelmente associado ao sucesso da organização. Como consequência, todas as propostas da chamada Administração Científica, tais como a racionalização e a divisão do trabalho,...
tracking img