Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS DE MATEMATICA FINANCEIRA
Passo 1.
Termologia. Consiste na identificação das variáveis comuns aos problemas propostos que devem ser extraídos no ato de sua leitura inicial.
Diagrama dasoperações financeiras. Os dados nomeados devem ser representados em um diagrama. Sugere-se que todos os problemas sejam diagramados, pois isso facilita a organização do raciocínio e a compreensão da situaçãoproposta.
Noções de juros simples (lineares). Este tópico fornece a base dos juros simples, que em muitos casos está fundamentada no senso comum.
Noções de juros compostos (exponenciais) Nestetópico será demonstrado como, a partir dos juros simples, se chega aos juros compostos e qual é sua principal característica.
2.3 Juros Simples (lineares): se concentra na aplicação direta dos conceitosmais básicos de matemática. O valor montante de uma divida pode ser calculado de forma linear e muitas vezes até de maneira intuitiva
Você toma $ 1.000.00 emprestados de um amigo. Você deverádevolver daqui a 5 meses. Se o regime de capitalização for de juros simples e a taxa combinada de 10 % ao mês, quanto você deverá pagar a seu amigo?
F= P x [1+(i x n)]
F= 1000x [ 1+ (0,10 x 5) ]
F= 1000x 1,50
F=1.500,00
2.4 Juros compostos (exponenciais): no regime de capitalização composta também se pagam juros sobre o valor presente, mas com uma pequena e importante diferença; o valor inicialser corrigido período a período. Essas correções são sobrepostas e sucessivas pelo numero de parcelas em função de uma taxa de juros. O valor final pago no primeiro mês e formado pelo valor de origemmais o valor dos juros. F1= 1000+100=1100.
Juros do segundo mês que reside a principal diferença entre capitalização simples e composta. Para que os juros pagos no segundo mês sejam calculados, ovalor presente passa a ser o valor futuro, ou seja, $ 1.100,00.
J2 = 1100,00 x 0,10 x 1= 110,00
Assim como no primeiro mês o valor a ser pago no segundo mês e formado pelo valor F1 mais o valor...
tracking img