Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA

Campus São José











HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES










Édna Melo
Karina Miranda
Naita Silva da Silva e
Pricila Regina Anderson,
Robson da Silva de Souza




São José
2012
Édna Melo
Karina Miranda
Naita Silva da Silva
Pricila Regina Anderson
Robsonda Silva











HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES








ATPS apresentada ao Professor Agaíde do Curso de Administração à Faculdade Anhanguera, na disciplina de Negociação.





São José
2012
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 4


2 NEGOCIAÇÃO 5


2.1 Identificando as habilidades essenciais dosnegociadores 6


2.2 Diferentes visões teóricas sobre as habilidades dos negociadores 7


2.3 Por que é importante conhecer as habilidades dos negociadores? 12


2.4 Aplicando os conceitos das habilidades dos negociadores 16


3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 20







1. INTRODUÇÃO


Nos dias atuais, o ambiente dos negócios, o ritmo das transformações dasociedade em geral, as questões ligadas ao mundo empresarial em particular, o acirramento da concorrência, a evolução tecnológica, enfim, a rápida transformação que vivenciamos nestes últimos tempos são fatores que interferem de maneira decisiva para o progresso ou o fracasso das pequenas organizações. (FERRONATO, 2011)


Sabe-se que a prática da negociação não é exclusivamente dos grandesexecutivos; ao contrario, todos negociam constantemente, dia após dia, tanto na vida pessoal quanto profissional. Todo esse processo visa atingir objetivos e para que haja êxito em uma negociação faz-se necessário que sejam aplicadas algumas habilidades que já são bem conhecidas dos grandes negociadores. Logo a finalidade deste trabalho apresentará o que são e quais são as habilidades essenciais dosnegociadores, bem como as diferenças teóricas, sua importância e aplicação. A habilidade de negociar tem sido considerada um diferencial dentro da visão do mundo globalizado.



2. NEGOCIAÇÃO


De acordo com Junqueira (1985, p 28), “a negociação é um processo contínuo que começa com a preparação (antes do encontro das partes), desenvolve-se (encontro das partes) e continua com ocontrole e a avaliação (após o encontro das partes), até a próxima negociação (se houver)”.


Negociar diz respeito a um processo de comunicação, relacionamento entre as partes interessadas em satisfazer suas necessidades. Para que se possa ser bem sucedida, faz-se necessário que ambas as partes estejam dispostas a negociar, tenham seus objetivos claramente definidos, utilizem informações epoderes que lhes são conferidos de acordo com a situação, busquem interesses comuns, participem ativamente de todo o processo, analisem e direcionem os possíveis conflitos, possibilitando o alcance do melhor acordo para os envolvidos, conforme os interesses de cada um, isto é, negociar com base em princípios. Talento para a negociação não é dom, ou prospecção genética, pode ser desenvolvido ao longodo tempo com esforço e dedicação.


As habilidades procuram desenvolver e amadurecer a capacidade dos funcionários verem a empresa como uma entidade orgânica, dentro da visão sistêmica, relacionada com o ambiente, bem como criar senso de responsabilidade, examinar estratégias e tomar decisões.


Estes três fatores (conhecimentos, atitudes e habilidades) devem estar integrados àsfunções e responsabilidade dos administradores, a fim de auxiliá-los na determinação de problemas cruciais que afetam o sucesso da empresa, e de qual decisão tomar para direcionar a empresa para um futuro de sucesso.


As empresas, então, estão dedicando maior atenção ao desenvolvimento ou aprimoramento de habilidades de negociação de seus funcionários, para que eles saibam lidar com as...
tracking img