Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
Trata-se de um relatório da pesquisa realizada para a “Etapa 1” da ATPS de Monitoramento de Água e Efluentes Líquidos.
Nesta etapa, fizemos um levantamento da quantidade de vinhaça produzida durante a fabricação do etanol, sua composição elementar, a sua principal forma de aproveitamento e como é possível gerar energia através da vinhaça e qual o processo envolvido para tal.Baseado na literatura e nas informações obtidas, também falaremos sobre os benefícios e malefícios que o uso deste efluente pode gerar.
Para realizar tal relatório, utilizamos como base artigos de Granato e Silva (2002), Silva, Griebeler e Borges (2007) e Lamo (1991).

2. Relatório
A vinhaça é o produto de calda na destilação do licor de fermentação do álcool de cana-de-açúcar. “É um líquidoresidual também conhecido regionalmente como “restilo” e ‘vinhoto” (Silva, Griebeler e Borges, 2007). É produzida em muitos países do mundo como subproduto da produção de álcool; tendo em vista ser a matéria-prima diferente (cana-de-açúcar na América do Sul, beterraba na Europa etc.), a vinhaça apresenta diferentes propriedades. A concentração de sódio na vinhaça de cana-de-açúcar é menor que na debeterraba e elevados valores desse íon são indesejáveis já que podem causar condições nocivas ao solo e às plantas (Gemtos et al., 1999).
De acordo com Granato e Silva (2002), a quantidade de vinhaça produzida durante a fabricação do etanol para cada litro produzido é de 10 a 14 litros.
A vinhaça é rica em nitrogênio e, em especial, em potássio. O constituinte principal da vinhaça é a matériaorgânica, basicamente sob a forma de ácidos orgânicos e, em menor quantidade, por cátions como o K, Ca e Mg, sendo que sua riqueza nutricional está ligada à origem do mosto. Quando se parte de mosto de melaço, apresenta maiores concentrações em matéria orgânica, potássio, cálcio e magnésio, ao passo que esses elementos decaem consideravelmente quando se trata de mosto de caldo de cana, como é o caso dedestilarias autônomas (Rossetto, 1987).
É um resíduo que pode ser utilizado para a produção de ração, recuperação do potássio nela existente em teores razoáveis, fertirrigação da cana-de-açúcar, adubação da cana-de-açúcar após concentração, produção de proteína unicelular e reciclagem para diluição do melaço em destilarias anexas. Dessa forma, diversos processos podem ser empregados para simplestratamento ou para aproveitamento da vinhaça.
Inúmeros problemas ecológicos, sociais, políticos e econômicos são gerados pela eliminação da vinhaça em leitos d’água (Granato e Silva, 2002). Tal prática é vetada por dispositivos legais desde o ano de 1934, por diversos artigos do Código Penal Brasileiro, Leis Estaduais e Portarias. Já a partir de novembro de 1978, após o Proálcool estar implantado, oMinistério do Interior publicou a Portaria n. º 323, proibindo terminantemente o lançamento direto e indireto de vinhaça em qualquer coleção hídrica pelas destilarias, obrigando as indústrias a apresentarem projetos para a implantação de sistemas e ou utilização da vinhaça.
A partir daí, inúmeras alternativas para utilização da vinhaça foram propostas, como a concentração do resíduo,fertirrigação, ração animal, fabricação de tijolos, geração de biogás através da digestão anaeróbica, etc.
A possibilidade de gerar energia através da vinhaça, tratando-a por digestão anaeróbica, só começou a se tornar atraente a partir do desenvolvimento de reatores de alto desempenho, onde os tempos de retenção hidráulica são bastante reduzidos.
Para representação do aproveitamento do biogás para geração deenergia alternativa, Lamo (1991) demonstra um esquema básico de uma estação composta de um biodigestor anaeróbico para vinhaça e a estação de geração propriamente dita, formada por compressor, câmara de combustão, turbina a gás e gerador de energia elétrica.
De acordo com Silva, Griebeler e Borges (2007), dentre os malefícios e os benefícios da vinhaça, podemos destacar que sua utilização pode...
tracking img