Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS



“PLANEJAMENTO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO”
ATPS




“PLANEJAMENTO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO”
ATPS

Trabalho apresentado a Faculdade do Sul de Mato Grosso – FACSUL/CESUR – ANHAGUERA EDUCACIONAL, como parte dos requisitos das atividades Planejamento financeiro e tributário do curso de Administração de Empresas, do 7º e 8°Semestre.










RONDONÓPOLIS – MT
2012
Entrevista para a etapa 1, passo 1 da ATPS “Planejamento Financeiro e Tributário”



Pergunta 1: Qual a importância que o contador deve dedicar ao assunto “tributos”?
A dedicação tem quer ser constante, pois devido ao grande volume de informações e sua contínua complexidade acabam dificultando a aplicação de rotinas e o planejamento.As pessoas responsáveis pelo setor de tributos das empresas dispõem de pouco tempo para o cumprimento das rotinas e recolhimento dos tributos, às vezes de forma imprecisa ou incorreta, fato preocupante devido a contribuição para a empresa de um tributo recolhido de forma precisa, evitando pagamento indevidos.

Além das pessoas que estão diretamente trabalhando no departamento fiscal, envolvem-secom rotinas associadas a tributos outros setores como por exemplo o pessoal do faturamento, que emite notas fiscais e calcula impostos. Portanto, a adoção de uma metodologia de trabalho, de forma regular e planejada, pelo menos dará condições á empresa de buscar nas pessoas envolvidas o melhor de seus conhecimentos e percepções, para enfrentarem o “dilúvio tributário” a que estão sujeitasdiariamente.

Pergunta 2: Qual ou quais tributos demandam mais tempo para preparação, análise e apuração?

IRPJ e ICMS

Pergunta 3: O que você entende por Planejamento Tributário?
O planejamento tributário é um conjunto de sistemas legais que visam diminuir o pagamento de tributos. O contribuinte tem o direito de estruturar o seu negócio da maneira que melhor lhe pareça, procurando a diminuiçãodos custos de seu empreendimento, inclusive dos impostos. Se a forma celebrada é jurídica e lícita, a fazenda pública deve respeitá-la.
Todos sabemos que os tributos (impostos, taxas e contribuições) representam importante parcela dos custos das empresas, senão a maior. Com a globalização da economia, tornou-se questão de sobrevivência empresarial a correta administração do ônus tributário.Pergunta 4: Na sua visão, qual a diferença entre contabilidade empresarial e contabilidade tributária?

Contabilidade Gerencial,é a utilização dos registros e controles contábeis com o objetivo de gerir uma entidade, A sua gestão é um processo complexo e amplo, que necessita de uma adequada estrutura de informações e a contabilidade é a principal delas. A contabilidade gerencial não inventadados, mas lastreia-se na escrituração regular dos documentos, contas e outros fatos que influenciam o patrimônio empresarial. Enquanto a contabilidade tributária Apurar o resultado econômico do exercício social (lucro contábil), e seguida, atender de forma extra contábil às exigências das legislações do IRPJ e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, determinando a base de cálculo fiscal para aformação das provisões destinadas ao pagamento desses tributos, as quais serão abatidas do resultado contábil, para a determinação do lucro líquido do período base apurado.


Passo 2
A Contabilidade possui várias ramificações, ou seja, voltados à áreas específicas, dentre estas ramificações temos a Contabilidade Tributária, cujo objeto principal é acessorar as empresas nesse ambiente ondeencontram-se inseridas e que está constantemente sofrendo mudanças devido à globalização e a necessidade de maior competitividade, e para o sucesso e a continuidade das empresas nesse país que tem uma das maiores cargas tributária é imprescindível um bom planejamento tributário para não acabar pagando o que não deve no meio de tantos tributos.

Passo 3
Leitura
Passo 4
Planejamento...
tracking img