Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BIRATELARIDADE POR NADER

A bilateralidade , no dizer de Nader (2004, p. 85): “[...] significa, pois, que a norma jurídica possui dois lados: um representado pelo direito subjetivo eoutro pelo dever jurídico, de tal sorte que um não pode existir sem o outro.” 

Para melhor entendermos a definição da bilateralidade da norma jurídica, tomemos como exemplo o filme ONáufrago , protagonizado pelo ator Tom Hanks. Na situação em que se encontrava, ou seja, ilhado, resultaria impossível para Chuck Noland estabelecer qualquer relação – muito menos jurídica – comoutra pessoa. Por ser o único habitante naquele local, não havia a necessidade de se estabelecer normas jurídicas que orientassem a sua conduta, atribuindo-lhe direitos e deveres. 

Issoporque o Direito e, conseqüentemente, a norma jurídica, devem, necessariamente, vincular, no mínimo, duas pessoas, atribuindo a uma delas – sujeito ativo – um direito subjetivo e à outra –sujeito passivo – o dever jurídico. Em suma, a norma jurídica, ao atribuir direitos e deveres, deve vincular, no mínimo, duas pessoas (sujeito ativo e sujeito passivo), sendo, portanto,bilateral. 

QUAL O OBJETIVO DA NORMA JURÍDICA??

NADER:
A norma jurídica exerce justamente esse papel de ser o instrumento de definição da conduta exigida pelo Estado. Ela esclarece aoagente como e quando agir [...] Em síntese, norma jurídica é a conduta exigida ou o modelo imposto pela organização social. (NADER, 2003)http://arquivos.unama.br/nead/graduacao/cesa/pec/introducao_direito_1/unidade6/aula1/aula1_page1.html

kelsen:
Segundo Kelsen a norma consiste e destina-se a modificar o estado das coisas, valendo pelos efeitos, enquanto produz.PLT-Paulo Gusmão
A norma jurídica possui a função de constituir a paz entre os homens, usando e equilibrando-se na ideia da bilateralidade das normas onde o direito de um é dever do outro.
tracking img