Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ETAPA- 4: Aula-tema: Percepção/ Administração/ Comunicação
Esta atividade é importante para que você analise os conceitos de administrar e decidir entenda as concepções de eficiência e eficácia e a importância da comunicação para contexto organizacional.
Passo 1: Utilizar a organização considerada na Etapa 2 (uma das organizações em que foram realizadas asentrevistas com os colaboradores de diversas funções) e observar como o corpo administrativo utiliza no cotidiano das práticas administrativas as ferramentas de comunicação.
Passo 2: Elaborar um relatório apresentando a conclusão da observação realizada no passo 1, utilizando como referência o texto “Comunicação Empresarial versus Comunicação Organizacional: Novos Desafios Teóricos”.
1.Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos.
Onésimo de Oliveira Cardoso Doutor em comunicação pela Universidade de Münster (Alemanha); professor adjunto da FEA/PUC-São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração; assessor da Pós-graduação e Pesquisa na Unicsul. Endereço: Rua Capote Valente, 1335/41 — CEP 05409-003, São Paulo, SP, Brasil.RESUMO
O papel da comunicação e da informação no ambiente organizacional, sem dúvida, tem despertado o desenvolvimento de diferentes enfoques conceituais e teóricos. Todavia, a não aplicabilidade de processos comunicativos relevantes no ambiente das organizações, principalmente em situações complexas, leva-nos a refletir sobre um novo conceito de comunicação organizacional. Neste artigo,analisamos fundamentos teóricos da comunicação de Habermas e de Cohn e, principalmente, algumas contribuições do teórico da complexidade, Dominique Genelot, para o embasamento da comunicação organizacional como um elemento estratégico na realização dos objetivos e da intencionalidade das organizações, na tentativa de superar os limites dos enfoques reducionistas do conceito tradicional de comunicaçãoempresarial, influenciado principalmente pela visão instrumental da comunicação sustentada pela teoria da informação e pelos corpora teóricos que se inspiraram em tal conceito e que com base nele se desenvolveram.
Palavras-chave: comunicação empresarial; comunicação organizacional; fundamentos teóricos. 1. Introdução
O objetivo deste artigo é refletir sobre os limites da abordagem da comunicaçãoempresarial e analisá-los, tendo como pano de fundo as idéias de Gene-lot (2001)1 sobre estratégia da comunicação num ambiente de incerteza e complexidade. A perspectiva é desenvolver alguns fundamentos de uma nova dimensão da comunicação organizacional e enriquecer os seus aportes teóricos. Serão aqui recuperados os principais elementos dos fundamentos teóricos de Genelot (2001) sobreinformação e comunicação. Para problematizálos, serão também utilizados autores da área de comunicação, como Habermas e Luhmann (1972), Habermas (1981), Cohn (2001), Mattelart (1994), Braman (1989), Luhmann (1990), Castells (1997), Lévy (1996 e 2000), Putnam (1982), Putnam e outros (2004), Taylor (1993) e Tompkins e WancaThibault (2001).
Desenvolveremos uma análise teórica crítica com certa liberdade,por entendermos que a esfera metodológica não é um campo sagrado que gera uma verdade inquestionável. Acreditamos que no máximo se pode alcançar a construção de pensamentos mais verdadeiros por meio do pluralismo metodológico que dá conta da multiplicidade de arranjos discursivos ou de combinatórias, de efeitos de sentido e de dimensões figurativas e aleatórias que proliferam na atualidade.
Parase chegar a um nível compreensivo da construção social da realidade, recorre-se à interpretação, embora se saiba que a realidade como tal não depende dela para existir: ela existe com ou sem intérprete. A realidade conhecida é inevitavelmente aquela interpretada. Por meio da hermenêutica, é possível perceber que a interpretação é inevitável e, consequentemente, rompe-se o círculo vicioso do...
tracking img