Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Economia do México é, atualmente, a 14a maior do mundo por PIB nominal — estimado em mais de US$1 trilhão —, bem como a 11a maior por Poder de Compra (que está calculado em 2010 em US$1,5 trilhão),sendo o segundo país mais rico da América Latina, atrás apenas do Brasil, e, efetivamente, a 4a país mais rico das Américas, atrás somente dos EUA, do Brasil e do Canadá. Porém, se considerarmos suaParidade de Poder de Compra, a economia mexicana torna-se a 3a mais desenvolvida do continente americano, superada somente, mais uma vez, pelos EUA e pelo Brasil.
O país faz parte de uma cooperaçãochamada SMB (Asia-Pacific Economic Cooperation), um bloco econômico que tem por objetivo transformar o Pacífico numa área de livre comércio e que engloba economias asiáticas, americanas e da Oceania.Finanças,comércio e turismo
O sistema financeiro mexicano é comandado pelo Banco Central do México, que regula a política monetária e de financiamento. Funcionam, além disso, numerosas instituiçõesde crédito especializadas. Em meio a uma crise financeira, foram estatizados os bancos privados, em 1982. A medida foi suavizada em meados da década, quando se autorizou a propriedade privada de umterço do capital.
O México é tradicionalmente, explorador de minerais e produtos manufaturados. Nas últimas décadas do século XX, o desenvolvimento da indústria leve começou a modificar a composiçãodas exportações, com o crescimento da importância dos produtos industrializados, e das importações, entre os quais se destacava, pelo volume, a maquinaria pesada. A partir da década de 1970, os maiorescomponentes das exportações passaram a ser: petróleo, gás natural e seus derivados. O crônico déficit comercial do país foi revertido a partir de 1982, quando o México passou a registrar considerávelsuperávit. Apesar disso, e das divisas provenientes do turismo, a balança de pagamentos ainda é fortemente pressionada pelo serviço da dívida externa, uma das maiores do mundo.
O principal...
tracking img