Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo Sete

Importância do estudo das ciências sociais e da sociologia jurídica em especial

A Sociologia é fundamental para o legislador, pois lhe fornece os recursos essências para a elaboração das leis como fatos que estão ocorrendo no grupo, as relações que necessitam de melhor disciplinamento, os conflitos que se travam enfim a realidade social.
Tendo em vista que as leis terão queestar em constante reajuste devido o dinamismo da sociedade, sendo que o legislador tem que estar atento a todas essas informações para aplicar e modificar.
A sociologia jurídica a um juiz é um complemento necessário para interpretação sem desrespeito às leis da hermenêutica e acompanhar as evoluções sociais.
Sendo que o Juiz incumbido de unificar a ciência do direito com a filosofia do direitopara chegar as raízes das normas jurídicas.
Orlando Gomes levantou uma questão que a realidade jurídica constitui se de dois elementos fundamentais o material que é a matéria prima da experiência jurídica constituindo se de fatos sociais e a questão formal que é formada de conjunto de normas.
Para o advogado denota uma visão mais ampla e real do fenômeno juridoco, mostrando que o direito não éuma soma exata que perdure para sempre, mas sim flexível e se molda de acordo com a necessidade para não tornarem obsoletas e ineficazes diante de constante evolução.













Capitulo Oito
Objeto da sociologia jurídica

O objetivo da sociologia jurídica ao tratar da autonomia é o direito fato, tal que para maior entendimento é necessário a interpretação incoguinitivas dosseus autores para adotar o que apresenta uma maior compreensão.
O entendimento de Emile Durkheim, sociólogo francês coloca que o objetivo da sociologia é investigar como as regras jurídicas se constituíram real e efetivamente e o modo como as normas jurídicas funcionam na sociedade.
Para saber os resultados e se está sendo aplicadas e o exame das causas que determinam o surgimento das regrasjurídicas.
O pensamento de Georges Gurvitch, cita que a sociologia jurídica pode ser dividida conforme as mais variadas abordagens de seus objetivos, são três:
O primeiro são relações dos meios de sociabilidade por interpenetração ( massa, comunidade, comunhão. ) com os fenômenos formuladores da sociedade por interdependência e os geradores do direito social.
O Segundo item é a classificação dosgrupos para o compreendimento as relações do direito com cada tipo de agrupamento social, enfatizando a soberania e relações das mais variadas ordens jurídicas com o direito estatal.
O terceiro item trata das relações de inter influencia que se estabelecem entre o direito entretanto e a base ecológica da sociedade, a economia, a religião, a moral, o conhecimento e a psicologia coletiva.
O pontode vista de Edmond Jorion propõe o seguinte quadro para a sociedade jurídica a observação e analise dos fatos, tratamento tipológico, estudo da gênese das regras jurídicas e de sua evolução, relação do direito com outros fenômenos sociais e definição pela sociologia do direito de seus próprios limites.
O objetivo da sociologia jurídica segundo Recasens Siches renomado professor espanhol atribuiduas series de temas:
O primeiro é o estudo de como o direito enquanto fato representa o produto de processos sociais.
O segundo é o exame dos efeitos que o direito constituído causa na sociedade sejam eles negativos ou positivos ou interferência com outros fatores, que cuida da influencia conformadora ou condicionante do direito sobre a sociedade ao mesmo tempo um fenômeno condicionados asociedade.
O entendimento de siches define como um ciclo de inter relação entre a sociedade e o direito tanto que a sociedade como fator condicionante e origem do direito.
A situação reversa que o direito vem exercendo, influenciando a sociedade para um comportamento em grupo, entre os fatores que atuam sobre o individuo o que mais se destaca é o sócio cultural.
Somos tão dependentes do social que...
tracking img