Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA - UNIDERP SOBRADINHO
ADMINISTRAÇÃO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL


ALEXANDRE AUGUSTO SOARES TOLEDO - RA 353593
CAROLINE GADIOLI SILVA SANTOS – RA 351046
DAIANA RODRIGUES DE SOUSA – RA 364446
JACIRA CALAÇA DE OLIVEIRA – RA 364470
PATRÍCIA CATIANE BIDÔ DE SOUZA – RA 364229






ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS: Comportamento OrganizacionalBRASÍLIA-DF
ABRIL - 2012

FACULDADE ANHANGUERA - UNIDERP SOBRADINHO
ADMINISTRAÇÃO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL


ALEXANDRE AUGUSTO SOARES TOLEDO - RA 353593
CAROLINE GADIOLI SILVA SANTOS – RA 361046
DAIANA RODRIGUES DE SOUSA – RA 364446
JACIRA CALAÇA DE OLIVEIRA – RA 364470
PATRÍCIA CATIANE BIDÔ DE SOUZA – RA 364229ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS: Comportamento Organizacional



Trabalho realizado para compor com as exigências do componente de Comportamento Organizacional do curso de Administração, da Faculdade Anhanguera – Pólo Sobradinho, da Professora Cristiane Vinholi de Brito








BRASÍLIA-DF
ABRIL - 2012


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 1
2 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 23 INOVAÇÃO 4
4 LIDERANÇA E O TRABALHO EM EQUIPE 7
5 COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL 8
6 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

INTRODUÇÃO
*
Administrar uma empresa requer muito mais do que planejar, organizar, dirigir e controlar. É preciso saber compreender o comportamento pessoal, individual e dos grupos, profissional dos colaboradores no evoluir da organização.
Odesenvolvimento organizacional surge dando uma nova visão onde as empresas passam a ser vistas como sistemas abertos, que interagem com o meio ambiente e dele sofre influencias. Esse desenvolvimento organizacional permite aplicar o conhecimento do comportamento humano nas organizações ao efeito das mudanças, além de questões relacionadas com o trabalho em equipe, estilos de atuação, liderança,aprendizagem, conflitos, comunicação e gerenciamento dos processos de mudanças, dentre outros.
O capítulo 1 deste trabalho buscou analisar o conceito de Comportamento Organizacional, o contexto em que ele se apresenta, seus princípios e dimensões e a evolução dessa área até o que ficou conhecido como Sistemas Abertos e Fechados.
O capítulo 2 trata sobre o conceito de inovação e o seu reflexo naorganização, decorrente das mudanças implementadas. Aborda ainda a falta de condições enfrentadas pelas empresas brasileiras e o que fazer para não figurar nas estatísticas de casos que não deram certo.
O terceiro capítulo buscou identificar as principais características e vantagens do trabalho em equipe, bem como a importância da liderança no ambiente organizacional como fator fundamental paraimplementar os planos de mudanças.
O quarto capítulo aborda as concepções de eficiência e eficácia e a importância de um processo de comunicação adequado para o contexto organizacional.
Por fim, faz-se um breve resumo dos tópicos abordados ao longo do trabalho, contendo as impressões do grupo a respeito da cada item.

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

De acordo com Karla Sampaio, comportamentoorganizacional é um estudo sistemático do comportamento humano, observando-se as ações e as atitudes de indivíduos ou grupos no ambiente das organizações, com o objetivo de identificar as causas e fatores que levam à uma previsão de acontecimentos que possam ser controlados e somados de forma positiva ao objetivo final das instituições.
Chiavenato (2006) define o comportamento organizacional como o“estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e indivíduos se comportam dentro delas”. È a maneira pela qual o indivíduo ou uma organização age ou reage em suas interações com seu meio ambiente e em resposta aos estímulos que dele recebe.
Esse enfoque é compartilhado por Maximiano, uma vez que para esse autor,
para quem adota a perspectiva comportamental, o importante numa organização é...
tracking img