Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2908 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL




GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS





Amanda Santos RA: 1299873630
Ananda Ribeiro RA: 4370860793
Bianca Dias Ferrari RA: 4310662652
Fabiana Camargo RA: 3876759718
Maria de Fátima RA: 3876768106

Prof.: Maria Cristiane Vinholi Brito










TABOÃO DA SERRA/2012

INTRODUÇÃO

Administrar uma empresa, nos dias dehoje, requer muito mais que conhecimentos de uma gerência, sobre como planejar, como organizar e como atuar.
O Comportamento Organizacional é composto por várias formas de compreender o comportamento individual e em grupo dentro de uma organização. Estuda a questão da liderança relacionando com o poder, estrutura, trabalho em grupo, atitudes, progressos, entre outros.
Embora estudar ocomportamento humano em seu ambiente de trabalho se torne rigoroso, é importante lembrar-se das diferenças entre os seres humanos, e o Comportamento Organizacional está presente para nos mostrar e fazer entender cada um de nós. São estudadas todas as diferenças, levando em consideração até mesmo o ambiente de trabalho, a tecnologia, e a cultura de cada um.
Pode-se dizer, então, que oComportamento Organizacional, é um estudo que nos ajuda a explicar e compreender as organizações.



















Capítulo I
DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Segundo SAMPAIO (2007):
O comportamento Organizacional trata-se d uma área da Administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa.
(Tambémpodemos observar no artigo publicado por administratadores.com). br/informe-se/artigos/comportamento-organizacional. ANO (2007), que nos diz que o comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover acidadania organizacional. Site: administradores.com. br/informe-se/artigos/comportamento-organicional/13911. Acesso em: 23 mar.2012.
Em outras palavras, o Comportamento Organizacional se preocupa se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho destas organizações.
Características:
• Elemento de importância crescente na formação doadministrador (Visão da administração como processo: Estudo de pessoas, grupos e interações nas estruturas organizacionais e interorganizacionais).
• Uma ciência aplicada.
• Conceitos de psicologia, sociologia e administração entre outras disciplinas. Representa a convergência gradual das diversas escolas de pensamento.
• Abordagem integrativa: Combinar o desenvolvimentotécnico/conceitual (Cognitivo) com um aprendizado natural (habilidades interpessoais).
• Voltada para quatro tipos de comportamento: Produtividade, absenteísmo, rotatividade e cidadania organizacional.
O estudo do comportamento organizacional é uma ciência aplicada que se apóia na contribuição de diversas outras disciplinas comportamentais. As áreas predominantes são as psicologias, sociologia, apsicologia social, a antropologia e as ciências políticas.
A psicologia é a ciência que busca medir, expandir e, algumas vezes modificar o comportamento. Os psicólogos dedicam-se a estudo do comportamento individual. Inicialmente, os psicólogos organizacionais e industriais estudavam os problemas de fadiga, falta de entusiasmo e outros fatores que poderiam influir no desempenho. A sua contribuiçãose expandiu, para incluir estudo sobre aprendizagem, percepção, personalidade, emoções, treinamento, eficácia de liderança, necessidades de forças motivacionais, satisfação com trabalho, processos de tomada de decisões, avaliação, desempenho, mensuração de atitudes, técnicas de seleção de pessoal, planejamento do trabalho e estresse emocional.
A sociologia estuda as pessoas em relação às...
tracking img