Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1098 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conferência Ethos vai favorecer alinhamento de propostas

Carlos Alberto dos Santos (Sebrae), Rosa Alegria (NEF-SP) e Antônio Farinha (Roland Berger) avaliam a importância da Conferência Ethos para aprimorar a compreensão da Rio+20.

A Conferência Ethos Internacional 2012, que se realizará entre os dias 11 e 13 de junho, em São Paulo, vem sendo preparada em parceria com 36 entidades querepresentam trabalhadores, empresários, organizações não governamentais e os setores público e acadêmico. A visão dessas organizações sobre a Conferência Ethos e sobre a Rio+20 – tema do encontro deste ano – é o foco da série de entrevistas que o Notícias da Semana apresentará até o início da Conferência.

Para fazer sua inscrição na Conferência Ethos Internacional 2012, clique aqui.

Desta vezconversamos com Rosa Alegria, vice-presidente do Núcleo de Estudos do Futuro (NEF), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Carlos Alberto dos Santos, diretor-técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), e Antônio Farinha, sócio-diretor da consultoria Roland Berger.

“Uma janela brasileira histórica que se abre para o mundo,oportunidade única que o Brasil tem de expressar seu potencial e também seu compromisso com a criação de um novo tipo de desenvolvimento econômico”. É essa a visão da futuróloga Rosa Alegria, do Núcleo de Estudos do Futuro, sobre a Rio+20.

Carlos Alberto dos Santos, do Sebrae, também vê a conferência da ONU como “um novo marco para a sociedade contemporânea”, que se encontra às voltas com asconsequências das mudanças climáticas, do risco de esgotamento de recursos naturais e da destinação incorreta de resíduos sólidos, entre outros desafios. Santos defende a mobilização das micro e pequenas empresas no esforço de reverter esse processo danoso para o planeta. “Elas representam 99% do total de empresas brasileiras e respondem por praticamente 70% dos empregos gerados no país”, argumenta, aoressaltar a relevância do papel dos pequenos negócios nesse contexto, em que é preciso erradicar a pobreza, gerando renda e bem-estar para grande parte da população.

Pela oportunidade de diálogo entre líderes mundiais sobre a agenda que definirá os meios para viabilizar o desenvolvimento sustentável, o Sebrae foi a primeira instituição a se tornar parceira oficial da Rio+20. “Em 2011, o Sebraedefiniu como uma de suas prioridades a atuação estratégica com foco nessa temática, visando intensificar essa pauta, urgente e inadiável, e direcionando ações às micro e pequenas empresas”, explica Santos.

Antônio Farinha, da Roland Berger, também ressalta que, na conferência da ONU, os líderes mundiais direcionarão as decisões de sustentabilidade a serem implementadas nos próximos 20 anos. “Oevento servirá não apenas para se fazer um balanço de todas as evoluções e conquistas alcançadas desde a Eco-92, mas também para se identificarem as principais lacunas e formas viáveis de endereçá-las. A conferência servirá para reforçar a unicidade entre os líderes mundiais (sejam eles governamentais ou empresariais), em relação à evolução para uma nova economia, que seja includente, verde eresponsável”, diz Farinha. Ele acrescenta que a crise financeira mundial traz o desafio de buscar “soluções inovadoras, que contemplem simultaneamente a recuperação econômica e o desenvolvimento sustentável”.

Otimista, a futuróloga Rosa Alegria acredita no sucesso do novo modelo proposto: “Pela primeira vez, uma abordagem prática (com linguagem econômica) veio para ficar: a economia verde. Paraalguns, capitalismo pintado de verde, para outros, mais uma estratégia de marketing e para outros ainda, um caminho definitivo de mudança para a economia tal qual ela é hoje. Eu prefiro colocar luz nessa alternativa, a da mudança estrutural na economia”.

Alinhamento e reflexão

Na avaliação dos entrevistados, a Conferência Internacional Ethos 2012 será um espaço qualificado de discussão para...
tracking img