Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Engenharia de Produção
5ª Série Materiais de Construção Mecânica
A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e

supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação. Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão. Direcionar oestudante para a emancipação intelectual. Para atingir esses objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente desse desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender comdesafios da vida profissional.

AUTORIA: Neilo Marcos Trindade
Faculdade Anhanguera de Sorocaba

Engenharia de Produção – 5ª Série – Materiais de Construção Mecânica

Pág. 2 de 11

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir. Identificar, formular e resolver problemas de Engenharia.Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas. Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica. Avaliar o impacto das atividades de engenharia no contexto social e ambiental.

DESAFIO
Muitos engenheiros, de diversas áreas, irão se deparar em algum momento com problemas relacionados à área de materiais. Os objetivos de se estudar materiais de construção mecânica são em geralinvestigar as estruturas e propriedades desses e procurar produzi-los de acordo com propriedades predeterminadas. Quanto mais o engenheiro ou demais profissionais envolvidos na área conhecerem as características e propriedades desses materiais, mais bem preparados estarão para fazer escolhas adequadas e confiáveis baseados nos critérios de seleção que envolvam condições de serviço, deterioração daspropriedades em que o material estará sujeito e, outra preocupação importante, é em relação aos fatores econômicos relacionados ao preço do produto finalizado. O profissional também não pode esquecer, que apesar de se ter reunido muitas informações sobre materiais, encontrados em livros técnicos, é necessário o desenvolvimento de novos materiais, que além de apresentarem novas tecnologias, sejamcompatíveis com os critérios de preservação ambiental tanto na sua produção quanto na sua utilização.

Objetivo do desafio
Um recipiente comum que é fabricado a partir de diversos tipos de materiais são os vasilhames de bebidas, que podem ser comercializados em latas metálicas, garrafas de vidros e garrafas plásticas. O desafio consiste em elaborar um vasilhame de bebidas metálico que armazeneuma substância líquida, a ser definido pelo grupo, que apresente características de criatividade, utilidade, inovação, sustentabilidade e que seja viável para ser processado por uma empresa na área de materiais.

Produção Acadêmica
• • • • •

Relatório 1: Estrutura do Vasilhame; Relatório 2: Propriedades Mecânicas do Vasilhame; Relatório 3: Processamento do Vasilhame; Relatório 4: Aplicações eSustentabilidade do Vasilhame; Projeto Final do Vasilhame.

Neilo Marcos Trindade

Engenharia de Produção – 5ª Série – Materiais de Construção Mecânica

Pág. 3 de 11

Participação
Essa atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão: • organizar-se, previamente, em equipes de participantes a ser definida pelo...
tracking img