Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário


Capítulo 1 – Introdução e Apresentação do Material (elaborado por Flávia Assaife) Pág

• Breve Introdução
• Abrangência




Capítulo 2 – Conceitos Básicos (elaborado por Jacqueline Resch) Pág



Capítulo 3 – Tipos de Contratação (elaborado por José Carlos Pereira e Flávia Assaife) Pág

• Estagiários
• Contrato por Tempo Indeterminado – Prazo deExperiência
• Contrato por Tempo Determinado
• Temporários




Capítulo 4 – Serviços Oferecidos pelas Empresas de R & S (elaborado por Jaqueline Arruda e Carlos Victor Strougo) Pág



Capítulo 5 – Indicadores de Recrutamento e Seleção (elaborado por Sandra Poltronieri) Pág

• Indicadores de Produtividade
• Indicadores de Custo
•Indicadores de Qualidade




Capítulo 6 – Código de Ética em Recrutamento e Seleção (elaborado por Jaqueline Arruda) Pág





Capítulo 7 – Tendências em Recrutamento e Seleção (elaborado por Janaína Motta) Pág





Capítulo 8 – Finalização e Bibliografia Pág





Capítulo 1 – Introdução e Apresentação do Material


BreveIntrodução


O perfil das empresas do futuro está sendo desenhado e pautado em um ambiente de extrema competitividade, no qual a economia se globaliza, as relações de negócios e trabalho são marcadas pela crescente flexibilização de processos, o ritmo das inovações desafia as mais brilhantes estratégias e a sociedade e o mercado exige muito mais das empresas. E mais, um ambiente no qual a maiorriqueza para o presente e o futuro é um bem intangível: o conhecimento, atrelado às habilidades e atitudes, que, para as empresas, devem ser revertidos em resultados, através de pessoas.

Assim, o trabalho da área de R&S se torna cada vez mais estratégico e fundamental para as organizações, na medida em que têm o desafio de encontrar os melhores profissionais para as posições solicitadas emcada vez menos tempo e com mais assertividade e qualidade.

Neste processo, portanto, as pessoas se tornam fatores-chave, à medida que delas surgem competências difíceis de serem imitadas e que precisam ser identificadas de forma adequada. A questão é identificar que competências são necessárias para que a empresa através de seu capital intelectual, suporte de forma sustentável as adversidades eatinja os objetivos propostos.

Atrelado à todo este cenário revelam-se também de forma significativa, o diagnóstico e a proposição de ações que visem contribuir para um ambiente organizacional capaz de estimular o despertar e o desenvolvimento de profissionais que assegurem o crescimento sustentável.

“A capacidade de inventar novos setores e reinventar os antigos é um pré-requisito para chegarprimeiro ao futuro e uma pré-condição para permanecer na frente” (Hamel e Prahalad, 1955:22).

Para estar no futuro, é preciso uma arquitetura estratégica, isto é, criar condições para recrutar e selecionar os melhores, dentre os melhores, que estejam dispostos a superar desafios e limites, que busquem o impossível e, que sejam auto motivados. Há de se promover uma quebra de paradigmas, não sófazendo o que já é feito, mas também buscando novas e melhores formas de fazer.

Nos processos de R&S deve ser observada e constantemente investigada a adoção de novas técnicas visando identificar os profissionais com elevado potencial de crescimento e flexibilidade para enfrentar os incidentes críticos e as novas demandas.

Tendo por pano de fundo todo este cenário, o objetivo do Documento deReferência em Recrutamento e Seleção é gerar contribuições e produzir conhecimento relacionado ao tema, identificando melhores práticas de mercado e principalmente proporcionando alternativas e soluções sobre a área.

O presente DOCUMENTO DE REFERÊNCIA está dividido em 07 capítulos, quais sejam:



1. Introdução

Neste capítulo o desafio é apresentar ao leitor o que ele pode...
tracking img