Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEXTO PARA DOWNLOAD
O texto a seguir foi publicado na revista Ciência Hoje (vol. 21, no 124, setembro/outubro de 1996), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Pode ser reproduzido total ou parcialmente para fins acadêmicos, sendo que para isso a fonte deve ser citada.
Para fins comerciais, é necessária a autorização prévia da revista Ciência Hoje.


Um manuscrito de Einstein noBrasil

Alfredo Tiomno Tolmasquim
Museu de Astronomia e Ciências Afins/CNPq,
Ildeu de Castro Moreira
Instituto de Física,
Universidade Federal do Rio de Janeiro

[ABERTURA]
Um importante documento escrito por Albert Einstein em 1925, no Brasil, e não incluído nas bibliografias existentes do físico alemão, foi recentemente localizado no Rio de Janeiro. Trata-se do texto original de uma comunicaçãofeita pelo autor da Teoria da Relatividade à Academia Brasileira de Ciências (ABC), durante sua histórica visita ao país. Datado de 7 de maio de 1925 e assinado por Einstein, o manuscrito -- no idioma alemão -- dessa comunicação, redescoberto após sete décadas, tem o título Bemerkungen zu der gegenwärtigen Lage der Theorie des Lichtes (Observações sobre a situação atual da Teoria da Luz).
Areprodução integral do manuscrito de Einstein e de uma nova versão para o português, baseada na tradução original realizada por Roberto Marinho de Azevedo, mostra a importância do documento, o único em que o cientista compara suas idéias sobre o fóton (ou quantum de luz) e a teoria que Bohr, Kramers e Slater defendiam, na época, sobre a natureza ondulatória da radiação luminosa, que prescindia doconceito de fóton. Um relato da viagem de Einstein à América do Sul, no primeiro semestre de 1925, apresenta o contexto histórico no qual a comunicação foi feita. A tradução original da comunicação de Einstein foi publicada no primeiro número da Revista da Academia Brasileira de Ciências, em 1926, mas o conteúdo dessa comunicação e a existência do manuscrito não são conhecidos internacionalmente.

Aviagem à América do Sul
A vinda de Einstein à América do Sul fez parte de uma série de viagens que ele realizou, na década de 20, a vários lugares, como Japão, Palestina e Estados Unidos. Esse período seguiu-se à súbita fama que o físico alemão adquiriu, deflagrada pelo anúncio, em 1919, dos resultados da expedição científica a Sobral, no Ceará, que confirmaram as previsões de Einstein sobre adeflexão da luz das estrelas ao passar nas proximidades do Sol (ver 'A prova cearense das teorias de Einstein', em Ciência Hoje nº 115). Graças ao prestígio conquistado, sua figura ganhou as páginas dos jornais de todo o mundo e suas opiniões científicas, filosóficas, éticas e políticas passaram a ter grande repercussão junto ao público.
Uma das motivações de Einstein para tais viagens eracertamente sua curiosidade em conhecer diferentes países e culturas. Além de buscar difundir suas teorias, ele tinha também um objetivo político em algumas dessas visitas, como as realizadas à França e à Inglaterra: tentar aproximar as comunidades científicas dos diversos países, que haviam estado em conflito na Primeira Guerra Mundial, e mostrar que a ciência, como a arte, podia contribuir para asuperação dos nacionalismos. Além disso, Einstein estava engajado na causa judaica, especialmente em seus aspectos culturais.
A viagem à América do Sul incorpora vários desses aspectos motivadores. Einstein fez conferências científicas na Argentina, no Uruguai e no Brasil. Visitou instituições científicas, participou de recepções organizadas pela comunidade judaica e pela comunidade germânica,defendeu a paz e a conciliação mundial e falou sobre a necessidade dos judeus de todo o mundo se unirem para apoiar o movimento de criação da universidade hebraica em Jerusalém.
A idéia de convidar Einstein para vir à América do Sul surgiu na Argentina, em 1922. Superados os obstáculos e após vários contatos com Einstein, foi criado um pool de instituições, formado pela Universidade de Buenos Aires, a...
tracking img