Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS EE – Eletricidade e Eletrônica
Etapas 1 e 2 , Passos 1 a 5
2º Sem 2011


André Luiz Alexandre de Lima
RA n° 115.637.2340

Thiago Henrique Alves
RA n° 119.142.9911



ELETRICIDADE E ELETRÔNICA

1. IntrodUÇÃO


ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE INÚMERAS DESCOBERTAS FAZEM PARTE DO SUCESSO TECNOLÓGICO VISTO ATUALMENTE, DESDE A DESCOBERTA DE ELETRICIDADE PORTALES DE MILETO ATÉ AS NANO – TECNOLOGIAS APLICADAS ATUALMENTE EM EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS.

O texto contido neste trabalho contempla uma parte básica da eletrônica, dando ênfase em alguns componentes e grandezas físicas as quais devem ser entendidas para se iniciar neste complexo e curioso campo da eletrônica.etapa 1


Definição de Corrente Elétrica.

Descoberta por André Marie Ampère esse fator físico junto com outros é responsável pelo funcionamento dos equipamentos eletrônicos utilizados atualmente.
Consiste na movimentação ordenada de cargas elétricas por um material condutor durante um período de tempo determinado e sua unidade é dada em Ampere. O condutor é um material que permite amovimentação dos elétrons de maneira facilitada, e se este material não permite essa mobilidade, é considerado isolante.
A corrente pode ser denominada de duas maneiras: corrente elétrica real, onde o sentido do movimento das cargas é dado pelo movimento dos elétrons; e corrente elétrica convencional o qual se determina pelo movimento das cargas positivas.
Existe dois tipos de corrente elétricapresente em nosso dia a dia, são elas:
Corrente Alternada: Fornecida pelas geradoras de energia, essa corrente é utilizada em motores e esta presente nas tomadas residenciais, porém para ser usada em equipamentos eletrônicos deve sofrer uma alteração, sendo transformada em corrente contínua.
Corrente Contínua: Após um processo de retificação feito na corrente alternada é possível obter correntecontínua, essa também é fornecida por pilhas e baterias e é utilizada em equipamentos eletrônicos.

Definição de Tensão.

A tensão ou diferença de potencial,é uma medida da energia envolvida no transporte de uma carga elementar entre dois pontos de um campo elétrico, sua unidade é o volt em homenagem ao físico Alessandro Volta, o qual inventou a pilha voltaica, que foi a primeira fontede tensão elétrica capaz de garantir uma corrente elétrica permanente num circuito.
Para melhor entender o conceito de tensão pode – se usar um exemplo de uma mangueira com água, a qual apresente em suas extremidades uma quantidade de água diferente e esta trata-se da tensão ou ddp (diferença de potencial) entre esses dois pontos.
Vemos que em nossa rede elétrica possuímos um sistema detransmissão com alta tensão e baixa corrente, tal fato ocorre pois ao transmitirmos a energia elétrica em
tensões mais altas as perdas de energia por aquecimento diminuem, e os cabos podem ter menor diâmetro, reduzindo os custos. Cada bitola de cabo suporta uma determinada corrente, quanto maior a bitola, maior será o custo e maior a corrente.
Para entendermos essa diferença, basta analisar a fórmula depotencia dissipada onde Potencia é igual o produto entre a tensão e a corrente, sendo assim se aumentarmos uma variável, podemos diminuir a outra e ter uma mesma potencia resultante sem que haja necessidade de gastos com maiores cabos para transmissão.

etapa 2


3. Definição de Resistência

A Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer em se opor à passagem de correnteelétrica. Seu cálculo é dado pela Lei de Ohm, e, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), é medida em ohms.
Quando uma corrente elétrica é estabelecida em um condutor metálico, um número muito elevado de elétrons livres passa a se deslocar nesse condutor. Nesse movimento, os elétrons colidem entre si e também contra os átomos que constituem o metal. Portanto, os elétrons encontram uma...
tracking img