Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O presidencialismo é um sistema de governo em que o líder do poder executivo é escolhido pelo povo para mandatos já definidos em lei constitucional acumulando a função de chefe de Estado e chefe deGoverno.
O Parlamentarismo é um sistema de governo em que o Parlamento, que é o Poder Legislativo, oferece apoio direito ou indireto para o poder executivo. Assim, o poder executivo necessita do poderdo parlamento para ser formado e para governar.
Após análise dos sistemas de governo Presidencialismo e Parlamentarismo chegamos a conclusão que o melhor regime para o Brasil vem a ser oPresidencialismo.Porque apesar de termos um presidente da república, o mesmo não tem temo poder absoluto sob o país.
Como no caso do Parlamentarismo em que o primeiro ministro em tese pode mandar e desmandar nopaís,mesmo este tendo um rei e/ou rainha,como é o caso da Inglaterra.
No Parlamentarismo a população fica um tanto quanto desprotegida ,a mercê do primeiro ministro pois o mesmo tem o poder detomada de decisão sem ter que pedir autorização do rei ou da rainha ou mesmo do congresso.Já no presidencialismo o presidente pode sancionar leis,tomar decisões ou até mesmo barrar essas leis,mas as mesmasobrigatoriamente tem que passar primeiro pela aprovação do congresso,as vezes até mesmo pela aprovação da população através do plebiscito como foi no caso do estatuto do desarmamento.

A MagnaCarta foi criada apenas aos ingleses,mas é considerada até hoje como uma das primeiras constituições do mundo.
Porque a partir daquele momento todos os homens e a igreja estariam livres do reino(nãotinham que obedecer mais as ordens do Rei João Sem Terra).Nenhuma decisão ou cobrança de taxas e tributos poderia ser feita sem autorização de conselho geral do reino constituído por 25 barões doreino,incubidos de defender , observar e mandar a paz e as liberdades por eles reconhecidas e confirmadas pela presente carta.
Os mercadores teriam plena liberdade ao entrar e sair da Inglaterra conforme...
tracking img