Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 3
* Aula-tema: O modelo de ligações metálicas

Passo 1

Ler o modelo de ligações metálica, capitulo 4 PLT (p.99-104) e responda as questões abaixo:

* Descreva 5 características dos metais.

O fato de três quartos dos elementos da Tabela Periódica serem metais nos dá uma idéia da importância de se estudar a ligação que existe entre eles. Apesar da grande diversidade demetais, não é muito difícil reconhecê-los: são bons condutores elétricos usados para fabricar fios elétricos; bons condutores térmicos usados na fabricação de utensílios de cozinha, ferros elétricos etc.; apresentam brilho e cor típicos uma superfície metálica bem polida tem aspecto tipicamente brilhante; podem ser entornados alguns são mais duros, outros mais moles, porém, uma propriedade típica dosmetais é sua flexibilidade; resistência de calor com exceção do mercúrio todos os outros metais se encontram no estado sólido à temperatura ambiente, e geralmente possuem altas temperaturas de fusão e ebulição.
* Explique como ocorre a ligação metálica.
A ligação metálica ocorre entre dois átomos de metais. Nessa ligação todos os átomos envolvidos perdem elétrons de suas camadas mais externas,que se deslocam mais ou menos livremente entre eles, formando uma nuvem eletrônica (também conhecida como "mar de elétrons").
* Defina o que é liga metalica e cite o nome e a composiçao de 3 ligas metálicas importantes para a indústria.
Uma liga metalica é a mistura de dois ou mais metais ou de metais com não-metais mas sempre com predominância dos primeiros. As ligas podem ser dormadas pelamistura dos metais no estado líquido e posterior resfriamento.
LIGA | COMPOSIÇÃO |
Aço | Ferro e carbono |
Aço inoxidável | Ferro, carbono, níquel e crômio |
Bronze | Cobre e estanho |

Passo 3
* Resumo de como é produzido o ferro, mencionado os minerais que são usados nessa extração.
Hoje em dia são produzidos cerca de 500 milhões de toneladas de ferro a partir das reservasnaturais e outros 300 milhões de toneladas provenientes da reciclagem. A existência de ferro nas suas diversas formas em reservas naturais ultrapassa os 100 bilhões de toneladas (majoritariamente na forma de Fe3O4, Fe2O3, FeO (OH) e FeCO3).
O ferro é obtido por redução de óxidos de ferro em atmosferas fortemente redutoras, utilizando frequentemente carvão. O processo mais comum implica a redução doferro a alta temperatura, nos altos fornos, utilizando carvão como combustível para a produção de calor e como fonte de espécies redutoras, que vão converter os óxidos de ferro em ferro fundido. O processo descrito envolve também a adição de carbonato de cálcio para remoção de impurezas.
O ferro fundido, pela forma como é produzido, contém cerca de 3% de carbono e ainda vestígios de enxofre, sílicomanganês e fósforo, e constitui a matéria-prima para a produção de aço. Apesar do ferro fundido não ser tão resistente como o aço, sendo substancialmente mais barato, possui muitas aplicações, podendo ser utilizado, também, em ligas com outros metais como o níquel ou magnésio.
O elemento em estudo tem uma grande quantidade de aplicações, particularmente na forma de aço, sendo o metal maisutilizado a nível mundial. As suas utilizações vão desde pequenas peças, como chaves de parafusos, pregos ou martelos, até aplicações de grandes dimensões como navios ou estruturas metálicas para pontes e edifícios.
Dada a sua relatividade química os objetos de ferro estão sujeitos a corrosão, reagindo com o oxigênio atmosférico ou dissolvido na água (no caso de barcos) produzindo a conhecida ferrugem.A resistência à ferrugem das peças de ferro pode ser melhorada por uma variedade de técnicas que podem ir do recobrimento com metais protetores como o estanho ou o zinco até à utilização de ligas com outros metais, como níquel ou o tungstênio. O aço conhecido como aço inoxidável é uma liga com cromo e níquel que, na sua forma mais comum contém 18 % de cromo e 8 % de níquel (o chamado aço 18-8)....
tracking img