Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA














Gestão de Pessoas















Sorocaba – São Paulo

2013







UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA















Gestão de Pessoas









Trabalho elaboradopara fins de Avaliação da Módula Gestão de Pessoas, referente ao curso de Tecnologia em Gestão De Recursos Humanos da Universidade Anhanguera UNIDERP Interativa, sob Orientação dos Professores Interativo Ricardo Andrade Marcondes e da professora local Franciani Graziela de Paula.





Sorocaba – São Paulo

2013




Índice

Introdução 4

Etapa 1 - Paralelos Tempos Modernos e AModerna Gestão de Pessoas................. 5

Etapa 2 - Questionário aplicado ao Gestor da Empresa Escolhida............................7

Etapa 3 - Início do Plano de Ação 9

Etapa 4 - Conclusão da elaboração do Plano de Ação 10

Conclusão: 13

Bibliografia 14

























Introdução:

Nessa ATPS iremos ver como se colocam na pratica o gerenciamentode pessoas e como se faz um plano de ação para a solução de problemas e como potencializar o capital humano, desenvolver visão sistêmica e estratégica, organização e articulação de pessoas e meios.




























ETAPA 1 - Paralelos Tempos Modernos e A Moderna Gestão de Pessoas.

O filme Tempos Modernos, retrata a vida urbana nos Estados Unidos nos anos30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome.

Nas empresas o foco era nos resultado, nos produto final, e nunca no funcionário, qualificação ou capacitação dos mesmos, pois estes eram obsoletos e tinha “aos montes”.

Filme focaliza uma sociedade industrial caracterizada pela produçãocom base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. É uma critica a modernidade e capitalismo representado pelo modelo de industrialização da época. Com este cenário é fácil de verificar também a grande desigualdade entre as classes sociais.

É neste cenário que se inicia o movimento dos trabalhadores por condições mais humanas de trabalho, através de greves organizadas poreles mesmos. A luta de classes se radicalizou, crescendo a consciência política e organização do operariado, um movimento que, mesmo pequeno conseguiu mobilizar pequenos setores.

Interessante notar que desde então este movimento dos operários vem crescendo em todo o mundo, e não só com os operários, mas com todos s setores de trabalhadores, que vem buscando melhorias de trabalho, quando sechegou um nível de “segurança” do trabalhador garantido por leis, sindicatos, a mudança continua a ocorrer, mas desta vez por iniciativa da própria empresa, visando qualidade de vida aos funcionários, diferenciação nos serviços prestados ao seu cliente, o foco é a” a busca da excelência”.

É chegada então a Moderna Gestão de pessoas.

Em contraste com á época do filme Tempos Modernos, hoje em diaa demanda mão de obra qualificada é abundante e a concorrência gigantesca.

O conceito de funcionário mudou, o foco se transformou “Para mobilizar e utilizar plenamente as pessoas em suas atividades, as organizações estão mudando os seus conceitos e alterando as suas práticas gerenciais. [...] Em vez de investirem diretamente nos clientes, elas estão investindo em pessoas que os atendem e osservem e que sabem como satisfazê-los”.



Definição de Gestão de pessoas.

Gestão de pessoas ou administração de recursos humanos são uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.
A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação,...
tracking img