Atps c.o

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Anhanguera Uniderp – Interação

Gestão de Recursos Humanos

Taynara

Comportamento Organizacional

Professora Presencial: Ideniria

Campo Grande
2012

Introdução

Definição de C.O:
É um campo que estuda o impacto que indivíduos e grupos e a estrutura tem dentro de uma organização. O foco é basicamente solucionar problemas e buscar soluçõespara as empresas.
Consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos grupo no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

EFICIÊNCIA E EFICACIA
1) EFICIÊNCIA é: fazer certo; o meio para se atingir um resultado; é a atividade, ou, aquilo que se faz.
2)EFICÁCIA é: a coisa certa; o resultado; o objetivo: aquilo para que se faz, isto é, a sua Missão! !
Principalmente nos dias de hoje não compreendê-los ou, o que é muito pior, confundi-los provoca, sem dúvida, grandes danos ao desempenho e aos resultados.
As diferenças entre esses dois conceitos podem até parecer sutil, mas realmente sãoextremamente importantes. Peter Drucker, que dispensa apresentações, é enfático em afirmar: eficiência é fazer certas as coisas, eficácia são as coisas certas. E complementa: o resultado depende de “fazer certo as coisas certas”.
Toda essa teoria não se aplica apenas em escritórios ou na administração. Podemos aplicar também no mundo ou até mesmo em nossa casa!

ETAPA 1, Passo 3:
Quadrocomparativo sistema aberto e fechado entre dois autores
1º AUTOR: Funcionário em alta pressão em uma empresa pode gerar alta rotatividade em uma empresa ou gerar sérios problemas a vida pessoal do mesmo. Pode gerar lucros maiores em curto prazo a uma empresa entre tanto se o índice de rotatividade de empresa acabam sendo alto, bons funcionários podem se passar e serem desperdiçados. Mantendo sempre aqualidade mediana, e não a melhor.
Funcionário infeliz toca o serviço de qualquer forma para receber o salário no final do mês. Um funcionário infeliz, nada méis faz o serviço de qualquer forma apenas visando receber o seu salário e assim que houver uma oportunidade de remuneração melhor, se desliga da empresa atual ou força um desligamento.
Fonte: Wagner A. John – Comportamento Organizacional -São Paulo – Saraiva 1999.

2º AUTOR: No mundo organizado atual existem diretores adotando práticas gerenciais totalmente adversas as reais necessidades e exigências do terceiro milênio. O Comportamento Organizacional, fazendo estudos e pesquisas, proporciona a estes gestores em conjunto de ferramenta não apenas eficaz para o alcance de resultados nas organizações, como também para odesenvolvimento e satisfação no trabalho por parte das pessoas. Aspectos como percepção, atitude, valores, diversidade, assédio moral, estruturas e processos de grupos tornam-se essenciais para um modelo de gestão que transcenda as maiores expectativas.
Fonte: Senge, M. Peter – A Quinta Disciplina – São Paulo Best Seller, 1990.

Etapa 2
O contexto empresarial é mutante. O diferencial esta justamente notratamento ao qual submetemos essas informações, buscando extrair todos os sentidos destas informações. Mudanças radicais estão revolucionando o papel do ser humano na sociedade moderna, em resposta à necessidade de que todos contribuem com sua inteligência.
Boa parte dos tomadores de decisões acredita que uma correta analise das informações propiciará o surgimento de novas alternativas, mas naverdade a mente humana esta num primeiro momento receptiva para captar aquilo que se encaixa em seus padrões jê estabelecidos. Todos e qualquer tomador de decisões deve instigar sua mente, provocar novas idéias e a partir daí verificar as informações relevantes ao seu desenvolvimento. O tempo também é fator muito relevante. Numa analise lógica e rápida, conclui-se que os anúncios devem ser voltados...
tracking img