atps a estrutura jurídica de noberto nóbio

1338 palavras 6 páginas
A estrutura jurídica de Noberto Bóbbio na atualidade

Afirmar que a estrutura apresentada por Bobbio a respeito do ordenamento jurídico se enquadra nos dias atuais é possível, visto que, sua interpretação do tema exposto é na maneira formal sobre a descrição do Direito.
Concluindo que não é possível definir o direito isoladamente como norma, ele especifica que o ordenamento jurídico é um conceito fundamental de tal definição, em seus relatos, de forma correta, apresenta características que concretizam seus pensamentos ao expor que o ordenamento jurídico é o que formula a criação e aplicação da norma jurídica descrevendo que uma norma não existe sem um ordenamento, no entanto, o ordenamento pode existir sem norma.
Apesar das definições do ordenamento jurídico feito por Norbeto Bobbio muitas das vezes se apresentar em controvérsia com as interpretações de outros filósofos, ela pode sim ser adequada atualmente, pois essa teoria compreende uma abordagem cientifica do direito no qual prioriza o aspecto formal e não material do positivismo ao contrario de kelsen, Bobbio “não vê o ordenamento como um conjunto de regras para o exercício da força (força como objeto), pois considera essa concepção muito limitativa do direito, mas como um conjunto de regras para organizar a sociedade mediante a força (força como instrumento)”, sendo assim, a coerção não é o intuito do ordenamento e sim a organização da sociedade que sendo perturbada pode ser protegida pelo o uso da força.
Essas e muitas outras características apresentadas nos esclarecimentos de Bobbio reforçam sua teoria deixando a concepção correta sobre tal interpretação. Pensamento[editar]

Homenagem filatélica do correio do governo italiano ao centenário de nascimento de Norberto Bobbio em 2009.
Bobbio foi um actor importante no combate intelectual que conduziu ao confronto entre as três principais ideologias do século XX: o nazi-fascismo, o comunismo e a democracia liberal. Confronto que é responsável,

Relacionados