ATPS Varia Es Lingu Sticas 1

3080 palavras 13 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE LETRAS

VARIAÇÕES LINGUISTICAS

FELLIPE CAMAROTTO RA: 5363105105
PRISCILA DE ARO SILVA RA: 5569144300
PLÍNIO RICARDO S. JUNIOR RA: 5707144242
SÍLVIO AMORIM RA: 4300069687

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Variações Linguísticas” sob orientação da tutora a distância Priscila Lourenço.

OSASCO
2013

INTRODUÇÃO

Dentro da linguística encontramos uma área denominada Sociolinguística que estuda as relações existentes entre os comportamentos linguísticos e as estruturas sociais. A variação linguística dentro desta área é definida como os diferentes modos de se falar dentro de uma comunidade linguística. As variações linguísticas podem ocorrer por diversos fatores e é observado que o local de origem, a idade, o sexo ou a classe social de um indivíduo são determinantes para tal.
No Brasil, podemos destacar as variedades geográficas observadas nas pessoas originárias das diferentes regiões do nosso país percebendo diferenças fonéticas e gramaticais. Também das variedades relacionadas ao social podemos destacar: a classe social, a situação ou contexto social, a idade, o sexo fazendo com que a pessoa mude sua fala de acordo com seus interlocutores, segundo o lugar em que se encontra e até mesmo segundo o tema da conversa. Além do uso de vocabulário particular, como presente em certas gírias, a duração de vogais como recurso expressivo, nos permitindo observar que muitos fatores podem produzir variações linguísticas. É possível se descobrir a região de origem e as características da vida de alguém analisando o seu modo de falar, tomando-se como referência as variações.
A partir dessa noção do que seja variação linguística é possível se entender o termo “variabilidades linguísticas” que só se concretiza quando a variação se dá em dois ou mais níveis de descrição linguística, que são: fonético/fonológico, sintático,

Relacionados

  • Inteligência artificial
    173775 palavras | 696 páginas