ATPS UNIDERP INTERATIVA 5

Atps de desenvolvimento econômico

Etapa 1
Passo 1
Significado de PIB
O que é PIB:
PIB é a sigla para Produto Interno Bruto, e representa a soma, em valores monetários, de todos os bens eserviços finais produzidos numa determinada região, durante um período determinado. O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia, e tem o objetivo principal de mensurar a atividadeeconômica de uma região. Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo intermediários.
Para analisar o comportamento do PIB de um país é precisodiferenciar o PIB nominal do PIB real. PIB nominal calcula a preços correntes, ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado, e PIB real é calculado a preços constantes, onde éescolhido um ano-base para eliminar o efeito da inflação, e o PIB real é o mais indicado para análises.
O PIB pode ser calculado a partir de três óticas: a ótica da despesa, a ótica da oferta e a ótica dorendimento.  Na ótica da despesa, o valor do PIB é calculado a partir das despesas efectuadas pelos diversos agentes econômicos em bens e serviços para utilização final, e corresponderá à despesainterna, que inclui a despesa das famílias e do Estado em bens de consumo e a despesa das empresas em investimentos.
Na ótica da oferta, o valor do PIB é calculado a partir do valor gerado em cada umadas empresas que operam na economia. Já na ótica do rendimento, o valor do PIB é calculado a partir dos rendimentos de fatores produtivos distribuídos pelas empresas, ou seja, a soma dos rendimentos dofator trabalho com os rendimentos de outros fatores produtivos.

O CRESCIMENTO MAIS FORTE ENTRE OS BRICS OCORREU NA CHINA  (FOTO: GETTY IMAGES)
O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deBrasil, Índia e África do Sul ganhou força no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto China e Rússia tiveram desaceleração. No entanto, mesmo nas...
tracking img