Atps teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. A ORIGEM DA CONTABILIDADE
A origem da contabilidade deve-se a necessidade de registros do comércio. As primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. Mas somente na Itália surge o termo Contabilitá.
2. OS PRIMEIROS SINAIS QUE EVIDENCIAM A EXISTÊNCIA DA CONTABILIDADE NA ANTIGUIDADE.
São de 4000 A.C. e 6000 A.C. alguns teóricos preferem dizer que a contabilidade já existia, pois precisavamavaliar sua riqueza; acréscimos ou decréscimos. Mesmo sem conhecer números, escrita nem dinheiro o homem teve a ideia de separar pedrinhas, representando, por exemplo, num pastoreio uma pedra para cada cabeça de ovelha, o pastor sabia quanto o seu rebanho estava crescendo ou diminuindo, o conjunto de pedrinhas representava sua riqueza que nos dias de hoje seria o inventário. Sempre repetindo essaseparação conseguia até fazer uma provisão antes da chagada do inverno. Efetuava trocas de ovelhas por agasalhos separando suas pedrinhas de acordo com a troca realizada, formando assim um relatório contábil, evidenciando que a contabilidade é tão antiga quanto o homem em atividade econômica, do homem sapiente.
3. A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE DESDE OS PRIMEIROS REGISTROS ATÉ AS PARTIDAS DOBRADASContabilidade do mundo antigo – Primeiras civilizações até 1202 da Era Cristã, com o aparecimento do Liber Abaci, da autoria Leonardo Fibonaci, o Pisano.
Contabilidade do mundo medieval – 1202 até 1494, Quando surge o Tratactus de Computis Et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do créditocorresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.
Contabilidade do mundo moderno – 1494 até 1840, com o surgimento da Obra “La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche”, da autoria de Francesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Marcante na história da Contabilidade.
Contabilidadedo mundo Científico – 1840 até os dias de hoje.
3.1. CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO
Na fase em que utilizavam desenhos, figuras e imagens para identificar o patrimônio podem ser chamadas Empíricas da Contabilidade. Tinha o Patrimônio como objeto, representado pelos rebanhos e outros bens nos seus aspectos quantitativos. Os primeiros registros processados eram na memória do homem, que logoencontrou formas eficientes de processar seus registros, utilizando gravações e outros métodos. Que datam no término da Era da Pedra polida.
Os Assírios, Babilônicos e Sumérios faziam seus registros em peças de argila, ficando famosas as pequenas tábuas de Uruk, tendo faces ligeiramente convexas. Os registros combinavam o figurativo com o numérico assemelhavam.
Os gregos, já escrituravam Contas deCustos e Receitas, procedendo anualmente a uma confrontação entre elas, para apuração do saldo, aperfeiçoaram o modelo egípcio, estendendo a escrituração contábil às várias atividades, como administração pública, privada e bancária.
Na bíblia existem relatos interessantes sobre controles contábeis, um dos quais o próprio Jesus relatou em Lucas capítulo 16, versos 1 a 7: o administrador que fraudou oseu senhor, alterando os registros de valores a receber dos devedores.
No livro de Jó, capítulo 1, verso 3 houve um homem muito rico, cujo patrimônio foi detalhadamente inventariado, depois de perder tudo, ele recupera os bens, e um novo inventário é apresentado.Tais relatos comprovam que nos tempos bíblicos, o controle de ativos era prática comum.
3.2. CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL
Devido agrandes invenções, como moinho de vento, aperfeiçoamento da bússola e outros esse período foi importante na história da contabilidade denominado a “Era Técnica”.
Nos séculos XII e XIII com os adventos do capitalismo teve como conseqüência o crescimento e aperfeiçoamento da contabilidade.
O aparecimento do método das partidas dobradas que teve origem na Itália implicou na adoção de outros...
tracking img