Atps teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3912 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA –UNIDERP

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

TUTORA PRESENCIAL: Julianna Andrade

TUTOR A DISTÂNCIA: Prof. Me. Olney Bruno da Silveira Junior









ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Rodrigo de Moura Vieira RA 359980

Francilene Oliveira RA 374607

Lindalva Melo França Lima RA385270

Marciela Aparecida de Jesus Araujo RA 383840

Silvandira Silva Gomes RA 377573













SÃO LUÍS-MA

17.09.2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA –UNIDERP- POLO SÃO LUÍS


























ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Trabalho acadêmico apresentado à Uniderp, como um dosrequisitos para obtenção de nota da disciplina Teorias da Administração.



















INTRODUÇÃO

Apesar, de o termo organização ser muito utilizado atualmente a história das organizações nos remete à Era primitiva, quando o homem, antes nômade, sentiu a necessidade de fixar-se a terra e organizar a sua produção. A idéia de planejamento, organização, direção jáera possível de ser visualizadas nas práticas do homem primitivo no dia-a-dia.

Essas idéias tiveram grande incremento com a sociedade moderna e com o surgimento do comércio. Assim, o intercâmbio comercial proporcionou a necessidade de criar regulamentos e organizações para proteger pessoas e regular acordos, dando espaço para o surgimento das empresas e atreladas a sua evolução, anecessidade de pensar, estudar teorias administrativas para que as mesmas fossem um celeiro de lucratividade. Administrar empresas se tornou um desafio às várias gerações e neste contexto surgem a TGA (Teoria Geral da Administração) com cada autor (es) enfatizando um aspecto importante da administração (tarefas, estrutura organizacional, pessoas, tecnologia, ambiente, competências ecompetitividade), e sobre cada um desses aspectos uma teoria.

A velocidade de desenvolvimento do mundo moderno e conseqüentemente das empresas e dos negócios deram asas ao surgimento de teorias que tiveram que se adequar ao contexto buscando embasamento em teorias como: a dos Sistemas, da Tecnologia da Informação, da Psicológica etc. Isso reflete quão abrangente é uma organização e quanto maisdetentora de conhecimento e de informações, modernas elas forem, melhores serão as chances de se manterem no mercado globalizado.

Nesse sentido cabe uma conclusão que as organizações nunca se constituem em uma unidade pronta e acabada, é um organismo social vivo e extremamente sujeito mudanças e que precisam considerar todos os ambientes para o seu progresso face a constante internacionalizaçãodo mundo dos negócios













DESENVOLVIMENTO

Dentre os principais fatos que caracterizam os primórdios da Administração estão os fatos históricos, sociais, políticos e econômicos caracterizando o cenário no qual estão contidas as organizações do passado. A Administração recebeu influências que moldaram seu futuro caráter científico. Grandes filósofos da Idade Antigadeixaram em seus escritos, contribuições para a Administração moderna. Sócrates, em seu trabalho, cita administração como habilidade pessoal; Platão, em seu livro “A República”, expõe a forma de governo e a administração de negócios públicos; Aristóteles, quando escreveu “A Política”, fala sobre a organização do Estado e suas formas governamentais. (Chiavenato,2003).

As TeoriasAdministrativas tiveram sua importância reconhecida a partir do início do século XX, quando, após o advento e consequência da Revolução Industrial, era necessário começar a se produzir em larga escala, principalmente nos países onde a produção de bens era um fato concreto e existia a urgência em organizar e controlar tal produção.

Um importante fato nas organizações, sejam elas atuais ou não, é...
tracking img