Atps teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3962 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
3º SEMESTRE                                                                             
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
Teoria da Contabilidade
2º SEMESTRE

Belo Horizonte
2012
sumário

Introdução pág. 04
A Origem da Contabilidade pág. 05
Frei Luca Pacioli pág. 07
Período Científico pág. 14
Objetivos da Contabilidadepág. 09
Relatório e Quadro da etapa 3 pág. 10
Relátoório pág. 19
Bibliografia pág. 22
introdução
A contabilidade possui um papel fundamental para que as empresas se desenvolvam no setor privado, publico ou terceiro setor. Com os princípios fundamentais e as legislações de cunho tributário ou mesmo comercial, a contabilidade é um instrumento de redução de carga tributária e,consequentemente, de redução de custos, que colabora para o aumento da lucratividade organizacional.
A presente obra vem expor sobre a história da contabilidade, a identificação da relevância dos princípios contábeis, de acordo com vários autores, e apontaremos a importância da contabilidade para todas as empresas (ou entidades), sobre os principais fatos do surgimento da contabilidade no Brasil,evolução da contabilidade no Brasil, desde o seu surgimento até as últimas alterações, com relação as normas internacionais, enfatizando os impactos das alterações das Leis6.404/76, 11.639/07 e 11.941/09.

A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusivadestes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade. A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Mas as cobranças de impostos, na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares. Um escribaegípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano 2000 a.C.
À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.
Podemos resumir a evolução da ciência contábil daseguinte forma:
CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO - período que se inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o Liber Abaci , da autoria Leonardo Fibonaci, o Pisano.
CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL - período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo,publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.
FREI LUCA PACIOLI
Escreveu "Tratactus de Computis et Scripturis" (Contabilidade por Partidas Dobradas), publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e docrédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos. Pacioli foi matemático, teólogo, contabilista entre outras profissões. Deixou muitas obras, destacando-se a "Summa de Aritmética, Geometria, Proportioni et Proporcionalitá", impressa em Veneza, na qual está inserido o seu tratado sobre Contabilidade e Escrituração. Pacioli, apesar de ser considerado o pai da Contabilidade, não foi o criadordas Partidas Dobradas. O método já era utilizado na Itália, principalmente na Toscana, desde o Século XIV. O tratado destacava, inicialmente, o necessário ao bom comerciante. A seguir conceituava inventário e como fazê-lo. Discorria sobre livros mercantis: memorial, diário e razão, e sobre a autenticação deles; sobre registros de operações: aquisições, permutas, sociedades, etc.; sobre contas...
tracking img