Atps teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NBC T 2.1 – Das Formalidades da Escrituração Contábil

A Entidade deve manter um sistema de escrituração uniforme por meio de processo manual, mecanizado ou eletrônico.
A escrituração devera ser executada em idioma e moeda corrente nacionais, em forma contábil, ordem cronológica de dia, mês e ano, com ausência de espaços em branco, entrelinhas, borrões, rasuras, emendas ou transportes para asmargens e com base em documentos de origem externa e interna, ou, na sua falta, em elementos que comprovem ou evidenciem fatos e a pratica de atos administrativos.

NBC T 2.2 – Da Documentação Contábil

A Documentação Contábil compreende todos os documentos, livros, papéis, registros e outras peças, que apoiam ou compõem a escrituração contábil.
Documento contábil comprova os atos e fatosque originam lançamento(s) na escrituração contábil da Entidade e deve ser mantida em boa ordem.
A Documentação Contábil é hábil, quando revestida das características intrínsecas ou extrínsecas essenciais, definidas na legislação, na técnica-contábil ou aceitas pelos “usos e costumes”.
A Documentação Contábil pode ser de origem interna quando gerada na própria Entidade, ou externa quandoproveniente de terceiros.

NBC T 2.4 – Da Retificação de Lançamentos

Retificação de lançamento é o processo técnico de correção de um registro realizado com erro, na escrituração contábil das Entidades e tem como formas o estorno, a transferência e a complementação. Os lançamentos realizados fora do tempo devido deverão consignar nos seus históricos, as datas efetivas e o motivo do atraso.
Emqualquer das modalidades supramencionadas, o histórico do lançamento deverá precisar o motivo da retificação, a data e a localização do lançamento de origem.
O estorno consiste em lançamento inverso àquele feito erroneamente, anulando-o totalmente.
A transferência é aquele que promove a regularização de conta indevidamente debitada ou creditada, através da transposição do valor para a conta adequada.A complementação é aquele que vem, posteriormente, complementar, aumentando ou reduzindo o valor anteriormente registrado.

NBC T 2.5 – Das Contas de Compensação

As contas de compensação constituem sistema próprio.
Nas contas de compensação registrar-se-ão os atos relevantes cujos efeitos possam se traduzir em modificações no patrimônio da entidade.
A escrituração das contas de compensaçãoserá obrigatória nos casos que se obrigue especificamente.

NBC T 2.6 – Da Escrituração Contábil das Filias

A Entidade que tiver unidade operacional ou de negócios, quer como filial, agência, sucursal ou assemelhada, e que optar por sistema de escrituração descentralizado, deverá ter registros contábeis que permitam a identificação das transações de cada uma dessas unidades, observado o queprevê a NBC T 2 – Da Escrituração Contábil.
A escrituração de todas as unidades deverá integrar um único sistema contábil, com a observância dos Princípios Fundamentais da Contabilidade aprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade.
O grau de detalhamento dos registros contábeis ficará a critério da Entidade.
As contas recíprocas relativas às transações entre matriz e unidades, bem comoentre estas, serão eliminadas quando da elaboração das demonstrações contábeis.
As despesas e receitas que não possam ser atribuídas às unidades serão registradas na matriz.
O rateio de despesas e receitas, da matriz para as unidades, ficará a critério da administração da Entidade.

NBC T 2.7 – Do Balancete

O balancete de verificação do razão é a relação de contas, com seus respectivossaldos, extraída dos registros contábeis em determinada data e o grau de detalhamento do balancete deverá ser consentâneo com sua finalidade e deve ser feito no mínimo mensalmente.
Os elementos mínimos que devem constar do balancete são, identificação da Entidade, data a que se refere, abrangência, identificação das contas e respectivos grupos, saldos das contas, indicando se devedores ou credores,...
tracking img