Atps teoria da contabilidade etapa 4

ETAPA 4

Passo 1

ATIVO
Compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventosocorridos.

No Balanço Patrimonial o Ativo está dividido em:

Ativo Circulante: Dinheiro em caixa ou em bancos; bens, direitos e valores a receber no prazo máximo de um ano, ou seja, realizável a curtoprazo, (duplicatas, estoques de mercadorias produzidas, etc.); aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte.

Ativo Diferido: Subgrupo de contas de despesas pré-operacionais e os gastosde reestruturação que contribuiriam, efetivamente, para o aumento do resultado de mais de um exercício social e que não configurem tão-somente uma redução de custos ou acréscimo na eficiênciaoperacional.

Ativo Não Circulante: São incluídos neste grupo todos os bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento, assim como os direitosexercidos com essa finalidade. O Ativo Não Circulante será composto dos seguintes subgrupos:
• Ativo Realizável à Longo Prazo
• Investimentos
• Imobilizado
• Intangível

Ativo Intangível:

O Comitê dePronunciamentos Contábeis Pronunciamentos Técnico n° 04/2008 define que o Ativo Intangível é um Ativo não monetário identificável sem substância física ou o ágio pago por expectativa de rentabilidadefutura (goodwill), e que o valor residual de um ativo intangível é o valor estimado que uma entidade obteria com a venda do ativo, após deduzir as despesas estimadas de venda, caso o ativo já tivessea idade e a condição esperadas para o fim de sua vida útil. Ou seja, o Ativo Intangível contabiliza bens que não podem ser tocados, porque não possuem corpo físico, mas que podem gerar benefíciosfuturos para as empresas e a intangibilidade, ou seja, os bens contabilizados nesse ativo não podem ser tocados.

Além disso, o Ativo Intangível aponta metodologia baseada em premissas do valor...